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Parceria e colaboração internacional como auxílio para educação inclusiva

Processo: 12/23230-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 05 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 04 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Amélia Almeida
Beneficiário:Andréa Carla Machado
Supervisor: Cynthia O. Vail
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Georgia, Athens (UGA), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/19252-1 - Avaliação de um programa de resposta a intervenção (rti) para escolares com dificuldades de aprendizagem"., BP.DR
Assunto(s):Educação especial   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alunos | Consultoria | Educação Especial | familia | Professores | Educação Especial

Resumo

O sistema de consultoria colaborativa apresenta-se como uma possibilidade de trabalho para auxiliar, colaborar com os diversos protagonistas da rede de ensino: escola; professores; família e consultor-especialista, para atender a demanda de crianças em idade escolar com problemas de comportamento e de aprendizagem. O presente trabalho tem o objetivo de observar sistematicamente intervenções realizadas pelos profissionais de Educação Especial em suas atuações junto a atendimentos vinculados à população escolar americana, cujas instituições compõem o quadro conveniado com a Universidade da Georgia, bem como supervisionadas pelo trabalho da professora orientadora no exterior. O presente projeto de pesquisa está aprovado e, em andamento no país de origem como projeto regular, pelo Comitê de Ética em Pesquisa para Seres Humanos da UFSCar nas exigências contidas na Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde com o protocolo número CAAE - 4246.0.000.135-10 sob o Número 414/2010. Farão parte do presente projeto de pesquisa professores do ensino básico americano, e seus alunos assistidos pela educação especial. Os professores serão selecionados pelo profissional especialista de Educação Especial, o qual atua de forma colaborativa com os mesmos. As observações serão realizadas na Instituição escolar indicada pela supervisora regida pelas leis educacionais norte-americanas, localizada na cidade de Athens no Estado da Georgia, nos Estados Unidos da América oferecendo modelos de organização e gerenciamento acadêmico, onde os profissionais de Educação Especial - supervisora deste projeto e professora da Universidade estrageira realiza trabalhos na área da educação inclusiva laureada pelas normas vigentes daquela Federação, bem como observações na escola primária Stanley British Primary School na cidade de Denver capital do Estado do Colorado. As observações propostas serão desenvolvidas no ambiente físico onde se dão os atendimentos e intervenções, bem como no espaço - sala - destinado ao apoio educacional inclusivo. No estágio de observação relacionado à escola primaria de Denver serão desenvolvidos nas próprias salas de aula, bem como no espaço - sala - destinado ao apoio educacional inclusivo. Para coleta de dados serão utilizados quatro protocolos de observação. A pesquisa será desenvolvida em três meses (a partir da aprovação da agencia de fomento em questão) do primeiro semestre de 2013. De cunho qualitativo e quantitativo, os dados quantitativos coletados serão analisados conforme sua especificidade. Para análise e interpretação dos resultados qualitativos será aplicado Análise de Conteúdo (BARDIN, 1998). Esse estudo pretende contribuir para a área de Educação Especial constituindo-se num tema importante para a prática educacional. (AU)

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