Busca avançada
Ano de início
Entree

Função de pedotransferência na avaliação de teores de elementos potencialmente tóxicos em solos paulistas

Processo: 12/20858-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni
Beneficiário:Alexys Giorgia Friol Boim
Supervisor: Maria Eduarda da Cunha Pereira
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade de Aveiro (UA), Portugal  
Vinculado à bolsa:12/10591-3 - Derivação de limites críticos de Cr, Cu, Ni, Pb e Zn em solos, BP.MS
Assunto(s):Nutrição vegetal   Avaliação de risco   Modelos matemáticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação de risco | extratores | Modelos Matemáticos | Solos e Nutrição de Plantas

Resumo

A entrada contínua de elementos potencialmente tóxicos (EPTs) no ambiente é motivo de grande preocupação, pois quando sua concentração está elevada, há risco de acúmulo no ambiente e consequentemente a entrada na cadeia alimentar. Para avaliar o grau de contaminação de solos, extratores como HNO3 0,43 mol L-1 e CaCl2 0,01 mol L-1 são utilizados para obtenção dos teores de EPTs associados à fração reativa e disponível do solo, sendo utilizados como ferramentas para a identificação de áreas contaminadas e dos riscos potenciais ao ambiente e à saúde humana. Modelos derivados de funções de pedotransferência podem fornecer estimativas do teor dos EPTs a partir das propriedades do solo e descrever a transferência destes elementos entre a fase sólida e solução do solo. Em países de clima temperado alguns pesquisadores têm obtido sucesso nos resultados adquiridos a partir dos modelos de pedotransferência. Estudos com solos de clima tropical úmido não são numerosos, principalmente no Brasil. Baseando-se na importância destes modelos nos estudos em áreas contaminadas, objetiva-se avaliar os teores reativos e prontamente disponíveis de Cu, Cr, Ni, Pb e Zn em solos do Estado de São Paulo e estimar a disponibilidade dos teores dos elementos por função de pedotransferência a partir dos teores pseudototal e das propriedades físicas, químicas e mineralógicas do solo. Esse estudo será desenvolvido no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, Portugal, cuja equipe de pesquisa tem trabalhado intensamente na área nos últimos anos, em cooperação com o Instituto Alterra, de Wageningen, na Holanda. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOIM, ALEXYS G. F.; RODRIGUES, SONIA M.; DOS SANTOS-ARAUJO, SABRINA N.; PEREIRA, EDUARDA; ALLEONI, LUIS R. F.. Pedotransfer functions of potentially toxic elements in tropical soils cultivated with vegetable crops. Environmental Science and Pollution Research, v. 25, n. 13, SI, p. 12702-12712, . (12/10591-3, 12/20858-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.