Bolsa 12/15329-5 - Livros, Adaptação para cinema - BV FAPESP
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Filmes e livros: quem viu o filme leu o livro e vice-versa? Uma análise de representações discursivas do leitor contemporâneo

Processo: 12/15329-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luzmara Curcino Ferreira
Beneficiário:Tania Vieira Rangel
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Livros   Adaptação para cinema   Análise do discurso   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adaptação Cinematografica | livros | Práticas de Lieitura | representações do Leitor Jovem | Análise do Discurso

Resumo

O projeto que ora apresentamos vincula-se diretamente ao projeto de pesquisa regular coordenado pela Profa Dra Luzmara Curcino, junto ao Departamento de Letras, acerca das "Práticas de escrita e representações de leitura: a construção discursiva do novo leitor na mídia" (FAPESP 2010/16139-0), cujo objetivo geral é levantar e descrever representações discursivas, presentes em diversos objetos culturais, relativas à leitura, aos leitores e ao modo como se acredita que é realizada e como se difunde a maneira de ler nos dias atuais. Com esta pesquisa de Iniciação Científica objetivamos empreender um levantamento de representações de leitura bem específicas, advindas da relação, cada vez mais frequente atualmente, entre a indústria cinematográfica e o mercado livreiro. Explora-se de maneira significativa, como forma de promoção mercadológica, a relação simbólica entre livros de sucesso que derivam em filmes e entre filmes de sucesso derivados de livro, que então passam a gozar desse mesmo status. Não entraremos aqui no mérito dos problemas relativos à adaptação fílmica de livros, das diferenças de linguagem entre essas duas formas de expressão, de como a passagem de uma linguagem a outra implica na verdade outro acontecimento discursivo dada as diferenças de construção da narrativa, de recursos empregados e de efeitos que se pode produzir sobre o leitor/espectador. O nosso objetivo é refletir brevemente sobre a influência/o impacto da exploração dessa relação de promoção simbólica entre filmes e livros, a partir de dados acerca das práticas de consumo desses objetos culturais, levantados por meio de entrevistas com leitores/espectadores jovens (entre 18 e 25 anos) versando sobre o papel que essa relação pode exercer sobre a aquisição (ou não) de livros e sobre as práticas de leitura do público visado pela adaptação cinematográfica e por ela pressupostas, conforme questionário anexo ao projeto. Com este projeto de Iniciação Científica, objetivamos portanto apreender, por meio da análise das repostas obtidas dos entrevistados ao questionário que elaboramos e que segue anexo a este projeto, alguns indícios que possam contribuir para descrevermos o perfil do leitor atual, de modo a, em conjunto com as demais pesquisas relacionadas ao projeto geral ao qual este se filia, a saber, sobre as práticas contemporâneas de leitura, constituir um repertório de representações do leitor brasileiro na atualidade. (AU)

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