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Políticas de segurança alimentar: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Pirapozinho/SP

Processo: 12/19783-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol
Beneficiário:Marleide de Jesus da Silva Aristides
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia agrária   Agricultura familiar   Segurança alimentar   Alimentação escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agricultura familiar | Associativismo Rural | Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) | segurança alimentar | Geografia Agrária

Resumo

A presente proposta de pesquisa tem como objetivo compreender as características e o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Pirapozinho/SP e investigar em que medida o programa atende à melhoria das condições de vida dos agricultores familiares locais, ou seja, qual é a sua relevância para a permanência e a reprodução social dos produtores rurais no campo. Com isso, procuramos compreender como se dá a articulação dos agricultores familiares no que se refere à busca de alternativas para a solução de problemas comuns na associação de produtores rurais local, o que nos permitirá analisar as dificuldades da operacionalização do programa no município. Nesse sentido, procuramos também investigar qual é a importância do PNAE para a supressão da situação de insegurança alimentar no município de Pirapozinho, do ponto de vista do acesso à alimentação por parte das crianças em idade escolar, como forma de verificar o potencial de tal política pública em articular a solução dos problemas socioeconômicos tanto no campo como na cidade. Para alcançar os objetivos propostos recorremos à bibliografia fundamental que permeia o tema da pesquisa, como também o levantamento de dados de fonte secundária (IBGE, SEADE, FNDE, CATI/LUPA) e primária (realização de entrevistas e questionários). (AU)

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