Bolsa 12/18526-6 - Ensino e aprendizagem, Ensino fundamental - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A leitura e a escrita em sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental e o material do Programa Ler e Escrever: a experiência no bloco inicial de alfabetização

Processo: 12/18526-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Elvira Cristina Martins Tassoni
Beneficiário:Laís Helena Besseler de Oliva
Instituição Sede: Faculdade de Educação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental   Alfabetização   Formação continuada do professor   Currículos e programas   Material didático   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Praticas pedagogicas | Programa Ler e Escrever | Alfabetização

Resumo

A pesquisa tem como objeto de investigação o material didático-pedagógico do Programa Ler e Escrever. Tal Programa se constitui numa política pública do estado de São Paulo, que conta com diferentes frentes de trabalho: formação de professores alfabetizadores, produção de material didático-pedagógico para os anos iniciais do Ensino Fundamental e acompanhamento de trabalho pedagógico realizado, visando promover a melhoria do ensino. A pesquisa tem como objetivo discutir a utilização do material didático-pedagógico do Programa Ler e Escrever no bloco inicial de alfabetização, em uma escola estadual da cidade de Campinas (SP). Tem como problema investigar como este material vem sendo trabalhado em sala de aula. A pesquisa será desenvolvida nas classes que compõem o bloco inicial de alfabetização, por meio de sessões de observação nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. O procedimento de coleta de dados envolverá sessões de observação do trabalho realizado em cada uma das salas de aula selecionadas, contando com registro em diário de campo das informações obtidas. A pesquisa tem com objetivos específicos identificar: a) como o material do Programa Ler e Escrever vem sendo utilizado em sala de aula; b) como os alunos se relacionam com as propostas que constam no referido material; c) que estratégias são utilizadas pelas professoras para exploração e trabalho do material. Espera-se contribuir para as discussões sobre as práticas pedagógicas relacionadas à escrita e à leitura, bem como sobre as formas como as políticas de formação continuada de professores alfabetizadores têm refletido em tais práticas.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)