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Práticas sociais nos dois shoppings centers de Presidente Prudente: conexões e/ou desconexões com espaços urbanos?

Processo: 12/17978-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Eda Maria Góes
Beneficiário:Ana Paula Zimiani Vicente
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/20155-3 - Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo, AP.TEM
Assunto(s):Geografia urbana   Espaço urbano   Shopping centers   Consumo   Prática social   Estudo comparativo   Presidente Prudente (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cisades médias | Consumo | práticas espaciais | produção so espaço urbano | shopping centers | Geografia Urbana

Resumo

Esta proposta se articula ao Projeto Temático FAPESP "Lógicas econômicas contemporâneas: cidades médias e consumo", no qual as práticas espaciais e as lógicas econômicas ligadas ao consumo no e do espaço são tomadas como possibilidades de se fazer a leitura das transformações urbanas e das cidades em seis cidades médias: Marília, Presidente Prudente, São Carlos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Londrina. Seu foco específico recai sobre os dois shopping centers da cidade de Presidente Prudente, o Prudente Park Shopping e o Prudenshopping, com vistas a um estudo comparativo entre eles, levando-se em conta diferenças previamente identificadas referentes, sobretudo, à localização, público alvo e tamanho da área edificada. Enfatizaremos as práticas espaciais de seus diferentes usuários, como interrelacionam ou distinguem os espaços públicos e privados, como se relacionam com a diversidade socioespacial presente nesses espaços e como lidam com as formas de controle social desses shopping centers. Para tanto, pretendemos realizar observação cotidiana das práticas dos seus usuários (consumidores, trabalhadores e comerciantes), em diferentes dias e horários; bem como realizar entrevistas com usuários previamente identificados como representativos dos diferentes grupos frequentadores de ambos os shopping centers. Com isso, esperamos trazer uma contribuição à reflexão sobre as relações entre espaços, tempos, controle social e consumo, e suas articulações ou não com os espaços mais amplos da cidade, além de desenvolver e testar um conjunto de procedimentos metodológicos que, posteriormente, poderão ser aplicados ao estudo desse tema em todas as cidades médias a serem estudadas no âmbito do Projeto Temático.(AU)

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