Busca avançada
Ano de início
Entree

Do exílio no espaço ao espaço da alma: Henry Corbin no Entremundo

Processo: 12/15199-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Olgária Chain Féres Matos
Beneficiário:Monica Udler Cromberg
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/06278-3 - Do exílio no espaço ao espaço da alma: Henry Corbin no Entremundo, BE.EP.DR
Assunto(s):Sufismo

Resumo

O objetivo desta pesquisa é mostrar a importância do pensamento de Corbin e dos filósofos orientais que ele pretende ser porta-voz para a Filosofia contemporânea face à hegemonia da racionalidade materialista ocidental que recalcou a mística filosófica no campo do irracionalismo. Pretendo demonstrar conseqüências disso para a crise de sentido do mundo moderno e para o sentimento de desamparo do homem contemporâneo.Esta tese pretende mostrar o quanto subjaz na obra de Corbin a idéia de que a espiritualidade do homem, sua interioridade enquanto ser que se volta para seu fundamento transcendente, para seu cerne supra-humano, é o que faz com que ele tenha a possibilidade de reverter seu estado de exílio, seu "estar lançado" no mundo do espaço newtoniano, meramente quantitativo. Seria no momento em que o homem passa a ter uma vida interior espiritual e sólida, que ele passaria a integrar o mundo exterior, a interiorizá-lo, a desvendar-lhe a Presença e remetê-lo a seu "significado anagógico", ao invés de ser oprimido por sua impessoalidade e falta de sentido - o que o rende desamparado e/ou alienado: é o mundo que vive nele e não ele que vive no mundo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CROMBERG, Monica Udler. Individuação espiritual e hermenêutica imaginal: Henry Corbin, leitor de Heidegger. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.