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Processo: | 12/14806-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Vigência (Início): | 01 de dezembro de 2012 |
Vigência (Término): | 31 de agosto de 2016 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - História |
Pesquisador responsável: | Jorge Sidney Coli Junior |
Beneficiário: | Patrícia Martins Santos Freitas |
Instituição Sede: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Bolsa(s) vinculada(s): | 14/08064-0 - Muralismo na América, BE.EP.DR |
Assunto(s): | São Paulo Arte brasileira Arquitetura Modernismo |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | arquitetura | Arte Brasileira | Modernismo | Muralismo | São Paulo | História da Arte Brasileira |
Resumo Entre as décadas de 1950 e 1960, São Paulo conheceu um grande crescimento vertical, impulsionado pelo aquecimento do mercado imobiliário, e pela prosperidade econômica do período. Inserido no impulso de modernização criado pelo governo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, está um notável número de edifícios que expressam certa ideia de modernidade. São obras que estabelecem parceria entre arquitetos e artistas plásticos. Estes últimos criaram diversos painéis feitos em pastilha de vidro, cerâmica, afrescos e azulejos.A execução destes painéis mobilizou o trabalho em conjunto de nomes como Oscar Niemeyer, Cândido Portinari, Clóvis Graciano, Fulvio Pennacchi, Vilanova Artigas, Rino Levi, Roberto Burle Marx, Antônio Maluf, Bramante Buffoni, entre outros. Os temas abordados nessas obras variam entre motes alusivos à identidade e à memória paulista: bandeirantes, o trabalho e a indústria, mas podem também escolher formas abstratas, expressando um debate entre figurativismo e abstração, recorrente na época.Inseridos no contexto do modernismo paulista, estas obras permitem a reflexão acerca de um programa estético vinculado à ideia de harmonização e convergência das artes, remetendo-se à estetização do cotidiano e ao conceito de arte total, noções pensadas desde o século XIX, e revisitadas nas décadas iniciais século XX, por vezes com forte conotação política. Estabelece-se ainda como característica fundamental para a compreensão destas produções, a veiculação de uma educação e atualização do gosto, exprimindo convicções estéticas de diversos grupos de artistas e arquitetos. | |
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