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História Argentina recente em Nueve Reinas: análise da presença histórica no filme de ficção

Processo: 12/18791-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Flávia Cesarino Costa
Beneficiário:Debora Regina Taño
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Produção cinematográfica   História da Argentina

Resumo

A pesquisa que se segue tem como propósito analisar a presença de elementos históricos no filme Nueve Reinas (Nove Rainhas), de Fabián Bielinsky (2000). A análise se dará por meio de uma abordagem dos fatores estéticos e narrativos, levando em consideração o momento histórico e a produção cinematográfica do país nos quais o filme está inserido. Será estudado o panorama de produção cinematográfica do período, chamado "Nuevo Cine Argentino" (NCA), que diz respeito aos filmes produzidos a partir de 1995 com estética e temática diferenciada do que era feito até então. Esta denominação é colocada em questão, uma vez que nem todos os filmes realizados no período se enquadram neste movimento, que por isso se faz tão heterogêneo e impreciso enquanto um conjunto. O próprio filme analisado não se enquadra exatamente nesta denominação, apesar de estar inserido cronologicamente no período, uma vez que sua linguagem é mais próxima do cinema clássico. Paralelamente, será levantada a história argentina do mesmo período, a partir da volta da democracia no país (1983), mas, sobretudo, durante os governos de Carlos Saúl Menem (1989 -1999) e Fernando de la Rúa (1999 - 2001), além de seus sucessores até a eleição de Néstor Kirchner em 2003, que compreende o período de forte crise econômica e social no país. A partir dos estudos dos panoramas cinematográfico e histórico que abarcam o filme em questão, será feita análise deste para, assim, relacionar o que o filme apresenta de conexão com seu entorno e como isto se dá. A análise passará pelos elementos narrativos e estéticos de roteiro, decupagem, encenação, fotografia, som, arte e demais componentes que formam a peça cinematográfica. A análise em conjunto com o estudo histórico e cinematográfico pretende demonstrar como o filme se relaciona com seu entorno sem colocar, necessariamente, este entorno como foco principal de sua narrativa, mas sim em suas diversas camadas de construção e significação. (AU)

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