Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de propriedades físico-químicas, mecânicas e antimicrobianas do MTA e cimento Portland associado a óxido de zircônio e nano-hidroxiapatita

Processo: 12/11318-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Juliane Maria Guerreiro Tanomaru
Beneficiário:Adinael Trindade Junior
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Agregado trióxido mineral   Cimento Portland   Propriedades físico-químicas   Resistência dos materiais

Resumo

O Mineral Trióxido Agregado (MTA) apresenta o cimento Portland (CP) na sua composição básica. O óxido de zircônio (OZr) tem sido associado ao CP para proporcionar radiopacidade em substituição ao óxido de bismuto e o acréscimo de nano-hidroxiapatita (n-HA) pode favorecer as propriedades biológicas e antimicrobianas. O objetivo do presente estudo será avaliar e comparar as propriedades físico-químicas, mecânicas e antimicrobianas do MTA e de associações de CP com diferentes concentrações de n-HA e OZr, divididos nos seguintes grupos: G1 - MTA Branco (Angelus, Brasil); G2 - CP + OZr 30%; G3 - CP 60% + n-HA 10% + OZr 30%; G4 - CP 50% + n-HA 20% + OZr 30%. Para o teste de pH, os corpos de prova serão imersos em água e as mensurações serão realizadas por meio de pHmetro Digimed. Para o teste de solubilidade será analisada a porcentagem da massa perdida pelo material após imersão em água deionizada. A avaliação de tempo de presa será realizada pelo teste padrão com agulha Gilmore. Para o teste de resistência a compressão, corpos de prova dos materiais serão submetidos ao teste na máquina de ensaios mecânicos. A avaliação antimicrobiana será realizada por meio de testes de contato direto sobre células planctônicas e sobre biofilme de Enterococcus faecalis. A avaliação em sobre células planctônicas será realizada por leitura da absorbância em leitora de microplaca e o teste sobre biofilme será realizado por avaliação de UFC/mL. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância e teste de Tukey, com nível de significância 5% ou por teste indicado segundo os dados obtidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDO VAZQUEZ-GARCIA; MÁRIO TANOMARU-FILHO; GISSELLE MORAIMA CHÁVEZ-ANDRADE; ROBERTA BOSSO-MARTELO; MARIA INÊS BASSO-BERNARDI; JULIANE MARIA GUERREIRO-TANOMARU. Effect of Silver Nanoparticles on Physicochemical and Antibacterial Properties of Calcium Silicate Cements. Brazilian Dental Journal, v. 27, n. 5, p. 508-514, . (12/13271-0, 12/11318-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.