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Observatório nacional de educação especial (oneesp): analise do funcionamento das salas de recurso multifuncional na visão dos professores de salas de recursos

Processo: 12/17159-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Enicéia Gonçalves Mendes
Beneficiário:Mara Silvia Pasian
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Atendimento educacional especializado   Aprendizagem   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alunos com necessidade especiais | aprendizagem | atendimento educacional especializado | Educação Especial | formação de professores | Salas de recurso | Educação Especial

Resumo

Apesar do crescimento expressivo da produção científica na área de Educação Especial, o conhecimento que vem sendo produzido tem tido pouco ou nenhum impacto na definição dos caminhos que as políticas educacionais para a escolarização de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais têm assumido no país. Isso acontece em parte pela falta de articulação entre pesquisadores e seus projetos, resultando em produções reiterativas e que acabam tendo muito pouca visibilidade. Considerando a importância atual da articulação da produção científica em contextos de redes colaborativas de pesquisa, a presente proposta visa dar continuidade ao Observatório Nacional de Educação Especial (Oneesp), cujo foco é a produção de estudos integrados sobre políticas e práticas direcionadas para a questão da inclusão escolar na realidade brasileira e tem como foco de investigação o programa de implantação de "Salas de Recursos Multifuncionais" (SRMs), promovido pela Secretaria de Educação Especial/MEC que desde 2005 vem apoiando a criação deste serviço de atendimento educacional especializado (AEE). Segundo dados do MEC, entre os anos de 2005 a 2009, foram financiadas 15.551 SRMs para 4.564 municípios brasileiros, espalhadas em todos os estados. O estudo inaugural do Observatório Nacional de Educação Especial (Oneesp) teve como foco o programa de implantação de "Salas de Recursos Multifuncionais" (SRMs) do MEC e foi proposto por 35 pesquisadores provenientes de 18 estados brasileiros, representantes de 22 universidades e de 16 programas de pós-graduação. O estudo em rede prevê pesquisas em municípios com professores de salas de recursos, baseados na metodologia da pesquisa colaborativa, que tem como foco produzir simultaneamente conhecimento e formação. A presente proposta trata-se de um projeto de continuidade que visa a criação, a aplicação e a análise dos dados coletados em todos os municípios em um estudo nacional do tipo survey com questionário on line para coletar dados com uma amostra de 2.500 professores das SRMs, incluindo professores que já participam do projeto e um grupo de referência, com professores que não participaram do mesmo, a fim de comparar os resultados obtidos. O questionário abordará três eixos temáticos do atendimento educacional especializado nas SRMs: a avaliação do aluno com necessidades educacionais especiais, a formação dos professores especializados que atuam nas SRMs e a organização do trabalho pedagógico nas SRMs.

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