Busca avançada
Ano de início
Entree

Novas perspectivas nas respostas de neutrófilos às infecções: mecanismos envolvidos na indução e geração de NETs em humanos

Processo: 12/50962-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 10 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Antonio Condino Neto
Beneficiário:Paulo Vitor Soeiro Pereira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunodeficiências primárias   Neutrófilos

Resumo

Os neutrófilos são a primeira linha de resposta no sítio de infecção. Eles são capazes de localizar, englobar e matar patógenos pela liberação de proteínas antimicrobianas e geração de espécies reativas de oxigênio. Recentemente, outro tipo de resposta dos neutrófilos foi demonstrada, as armadilhas extracelulares de neutrófilos (do inglês, neutrophil extracellular traps, NETs). As NETs são compostas de cromatina e proteínas microbicidas, como elastase, catepsina, e calprotectina. Tais estruturas constituem uma estratégia muito eficiente, e em alguns casos determinante, na resolução de processos infecciosos. A maior parte dos estudos relacionados às NETs foram realizados de forma observacional, no contexto de algumas situações clínicas específicas, por exemplo em doença granulomatosa crônica e quadros de auto-imunidade. Até o momento, estabeleceu-se a necessidade de reativos de oxigênio e vias como Raf-MEK-ERK para a geração das NETs. No entanto, a composição protéica final, os mecanismos antimicrobianos e as vias de sinalização relacionadas a formação das NETs não são completamente conhecidos. Neste contexto, propomos um projeto que visa investigar os mecanismos de sinalização e reestruturação morfológica necessários para indução, geração e liberação das NETs em humanos, fazendo uso de ferramentas farmacológicas e de modelos clínicos de susceptibilidade à infecções por C. albicans. O avanço do conhecimento sobre esses mecanismos ajudará a entender outros aspectos da resposta imune inata, trazendo novos conhecimentos sobre vias de sinalização de neutrófilos. Este estudo constituirá ainda uma oportunidade para identificar novas imundeficiências primárias, desenvolver novos métodos diagnósticos e estratégias terapêuticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOEIRO-PEREIRA, PAULO VITOR; FALCAI, ANGELA; KUBO, CHRISTINA ARSLANIAN; ANTUNES, EDSON; CONDINO-NETO, ANTONIO. BAY 41-2272 activates host defence against local and disseminated Candida albicans infections. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 110, n. 1, p. 75-85, FEB 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.