Busca avançada
Ano de início
Entree

O exercício físico agudo modifica a resposta das funções cognitivas, estado de humor e padrão de sono em condição de hipóxia simulada?

Processo: 12/09236-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Marco Túlio de Mello
Beneficiário:Valdir de Aquino Lemos
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Humor   Hipóxia   Altitude   Sono   Psicologia   Exercício físico   Cognição

Resumo

Os efeitos da hipóxia podem alterar diversas funções cognitivas, incluindo memória, atenção, funções executivas, tomada de decisão, estado de humor e padrão de sono. Assim, pensando em uma estratégia para minimizar os efeitos prejudiciais da hipóxia, acredita-se que o exercício físico agudo com intensidade moderada, realizado em condição de hipóxia, possa atenuar os efeitos prejudiciais da exposição à altitude sobre as funções cognitivas, estado de humor e padrão de sono. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é avaliar a influência do exercício físico agudo e moderado sobre o desempenho cognitivo, estado de humor e padrão de sono de voluntários expostos a altitude simulada de 4,500 m. A amostra será composta por 40 voluntários de gênero masculino com idade entre 20 e 30 anos, distribuídos aleatoriamente em 4 grupos com 10 pessoas em cada um deles. Grupo Normóxia (GN); Grupo Normóxia e Exercício (GNE); Grupo - Hipóxia (GH) e Grupo - Hipóxia e Exercício (GHE). A bateria de testes neuropsicológicos será composta por testes que avaliam a memória, funções executivas, tomada de decisão, potencial intelectual, atenção e avaliação do estado de humor e o padrão de sono será avaliado pelo exame de polissonografia. O exercício físico moderado será realizado em uma esteira ergométrica com carga retangular e velocidade fixa equivalente à intensidade do Limiar Ventilatório I por 60 minutos dentro de uma câmara normobárica que simula altitudes. O protocolo experimental terá duração de 2 dias e 3 noites consecutivas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEMOS, VALDIR DE AQUINO; THOMATIELI DOS SANTOS, RONALDO VAGNER; MOREIRA ANTUNES, HANNA KAREN; BEHN, CLAUS; VISCOR, GINES; LIRA, FABIO SANTOS; LUZ BITTAR, IRENE GUARIDO; CARIS, ALINE VENTICINQUE; TUFIK, SERGIO; DE MELLO, MARCO TULIO. Melatonin and sleep responses to normobaric hypoxia and aerobic physical exercise: A randomized controlled trial. Physiology & Behavior, v. 196, p. 95-103, NOV 1 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.