Busca avançada
Ano de início
Entree

Imagens da docência: histórias de vida e a escrita espetacular

Processo: 12/04309-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Educação Artística
Pesquisador responsável:Ana Angélica Medeiros Albano
Beneficiário:Alessandra Ancona de Faria
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Jogos teatrais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escrita espetacular | formação de professores | História de vida | Jogos teatrais | memória | Pedagogia do Teatro | Formação de professores

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem a intenção de investigar as semelhanças e diferenças da imagem sobre o significado da profissão docente para estudantes de pedagogia e professores em exercício, por meio da escrita dramatúrgica. Proponho uma reflexão sobre a escolha docente que se dê por intermédio de uma criação, a criação pela escrita espetacular. Partindo da narrativa sobre as histórias de vida e da improvisação sobre as mesmas é que esta escrita se estruturará. A intenção é de serem exploradas possibilidades de escrita espetacular, entendendo-se como tal, a escrita que traduza a montagem de uma cena, que apresente a elaboração do espetáculo, que compreende a exploração sonora, visual e sinestésica do mesmo, além do texto a ser dito pelos atores, que poderá compor ou não tal escrita. A pesquisa se desenvolverá tendo como trabalho de campo 12 encontros com alunos da Graduação em Pedagogia da UNICAMP e com professores em exercício da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gorginho - FAACG, nos quais serão realizados três procedimentos básicos, a saber: narrativa oral de memórias sobre a iniciação em arte, improvisação sobre as narrativas e escrita espetacular sobre ambas. A metodologia adotada neste projeto é a pesquisa-intervenção. A abordagem utilizada para a análise dos dados será a das narrativas autobiográficas e sua relação com o fazer artístico, por compreender que o aluno/professor, sujeito desta pesquisa faz suas escolhas permeado por sua história de vida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)