Busca avançada
Ano de início
Entree

Saberes e práticas na Doença de Alzheimer: uma relação entre memória e velhice

Processo: 12/09116-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Guita Grin Debert
Beneficiário:Daniela Moreno Feriani
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Velhice   Doença de Alzheimer   Família   Memória (psicologia)

Resumo

Denominada "mal do século", a doença de Alzheimer tem despertado crescente interesse do campo médico, da mídia e de pesquisadores das ciências humanas que vêm se dedicando aos estudos sobre doença e saúde. Com base em referenciais teóricos da Antropologia Médica, a pesquisa pretende analisar a constituição desta doença numa preocupação social, de modo a compreender como o entrecruzamento de saberes e práticas provindos de diferentes setores implicam em maneiras de pensar e experimentar o mal. A partir de metodologia qualitativa, com pesquisa de campo na Associação Brasileira de Alzheimer, realização de entrevistas e observação de comportamentos de médicos, enfermos e familiares em situações diversas, interessa apreender a dinâmica da negociação de estratégias entre os agentes envolvidos, levando em conta marcadores como gênero, classe e idade no modo de perceber e viver a doença. Acredito poder contribuir para maior compreensão das condições que possibilitam o gerenciamento social das doenças no mundo contemporâneo, os significados que a posse da memória aciona e as implicações que a doença de Alzheimer tem na patologização da velhice. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERIANI, Daniela Moreno. Entre sopros e assombros : estética e experiência na doença de Alzheimer. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.