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Um sistema de controle focado no auxílio à minimização de deriva: especificação de um VTOL

Processo: 12/13641-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco
Beneficiário:Natassya Barlate Floro da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/18562-5 - Aperfeiçoamento de algoritmos de controle com a estimativa de dados, BE.EP.DD
Assunto(s):Aeronaves não tripuladas   Pulverizadores   VTOL

Resumo

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um novo sistema de controle com foco na aplicação de defensivos agrícolas em culturas de modo a minimizar a deriva. As aplicações de agrotóxicos realizadas atualmente nas áreas rurais do Brasil, ainda caracterizam-se pelo alto desperdício de energia e produto, aliado à ineficiência dos resultados de controle. O crescente aumento dos custos dos produtos químicos, da mão de obra e da energia, aliado à preocupação cada vez maior em relação aos impactos ambientais e sociais causados pelo uso aplicação inadequada desses produtos e equipamentos, têm realçado a necessidade de melhorias dos métodos, técnicas, processos e equipamentos, bem como dos procedimentos adequados para a pulverização de agrotóxicos em culturas. A maior parte das aplicações de VANTs (Veículos Aéreos Não-Tripulados) na agricultura envolve sua utilização como uma plataforma para sensoriamento remoto. Este projeto difere no sentido que o VANT é utilizado para sensoriamento direto, ou seja, ele tem contato com o objeto sensoriado. A utilidade da pulverização aérea em países com grandes áreas cultivadas como o Brasil não pode ser questionada. O desenvolvimento de um novo sistema de controle para um VANT do tipo VTOL (Vertical Take-Off and Landing) será realizado visando a confecção de um sistema que seja estável o suficiente para permitir o voo acompanhando a aeronave tripulada responsável pela pulverização (levando-se em conta características de vento forte entre outros parâmetros). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
The arrival of flying cars 
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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, NATASSYA B. F.; FONTES, JOAO V. C.; INOUE, ROBERTO S.; BRANCO, KALINKA R. L. J. C. Dynamic Inversion and Gain-Scheduling Control for an Autonomous Aerial Vehicle with Multiple Flight Stages. JOURNAL OF CONTROL AUTOMATION AND ELECTRICAL SYSTEMS, v. 29, n. 3, p. 328-339, JUN 2018. Citações Web of Science: 3.
SILVA, NATASSYA B. F.; PIGATTO, DANIEL F.; MARTINS, PAULO S.; BRANCO, KALINKA R. L. J. C. Case studies of performance evaluation of cryptographic algorithms for an embedded system and a general purpose computer. JOURNAL OF NETWORK AND COMPUTER APPLICATIONS, v. 60, p. 130-143, JAN 2016. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado autônomo especificação de uma aeronave asa-fixa capaz de decolar e aterrissar verticalmente. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.

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