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Formação continuada do professor de educação física em tecnologia assistiva visando a inclusão

Processo: 12/13075-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Eduardo José Manzini
Beneficiário:Maria Luiza Salzani Fiorini
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia assistiva   Educação especial   Formação de professores   Educação física
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Especial | educação física | formação de professores | tecnologia assistiva | Educação Especial

Resumo

O transcorrer habitual das aulas de Educação Física, em que o professor necessita estabelecer estratégias e selecionar recursos adequados ou adaptados para que os alunos possam realizar as atividades da aula, parece não ser tão tranquilo quando há alunos com deficiência matriculados nas turmas do Ensino Regular. Esta pesquisa tem como objetivo geral planejar, aplicar e avaliar um Programa de Intervenção, tendo como meta proporcionar ao professor de Educação Física o acesso aos recursos e estratégias de Tecnologia Assistiva que colaborem para a inclusão educacional de alunos com e sem deficiência. E, de modo específico, identificar as principais dificuldades desse professor e, elaborar, juntamente com ele, planos de aulas que permitam incorporar os recursos e estratégias de Tecnologia Assistiva. O aporte metodológico será fundamentado em estudos que utilizam a pesquisa reflexiva e colaborativa para a formação do professor. Os participantes serão professores de Educação Física que ministrem aulas para alunos com deficiência matriculados no Ensino Fundamental Ciclo I (1° ao 5° ano) da rede municipal da cidade de Marília. A coleta de dados ocorrerá em quatro etapas: 1) realização de grupo focal para identificar as principais dificuldades dos professores de Educação Física; 2) caracterização do contexto das aulas de Educação Física para a turma em que há um aluno com deficiência, por meio de filmagens e observações; 3) planejamento e execução de aulas teóricas que abordarão temas para suprir as dúvidas e necessidades do professor de Educação Física, ao trabalhar com um aluno com deficiência e, 4) realização de encontros semanais com o professor de Educação Física para elaboração de planos de aulas que permitam incorporar os recursos e estratégias de Tecnologia Assistiva.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA LUIZA SALZANI FIORINI; EDUARDO JOSÉ MANZINI. Dificuldades e Sucessos de Professores de Educação Física em Relação à Inclusão Escolar. Rev. bras. educ. espec., v. 22, n. 1, p. 49-64, . (12/13075-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIORINI, Maria Luiza Salzani. Formação continuada do professor de educação física em tecnologia assistiva visando a inclusão. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.

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