Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do custo da qualidade da energia elétrica em processos sensíveis e seu impacto no planejamento de expansão de redes de distribuição

Processo: 12/18134-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Nelson Kagan
Beneficiário:Juan Carlos Cebrian Amasifen
Supervisor no Exterior: Jovica Milanovic
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Manchester, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:12/05520-0 - Planejamento de sistemas de distribuição no contexto das redes inteligentes considerando o custo da qualidade da energia elétrica, BP.PD
Assunto(s):Energia elétrica   Redes de distribuição de energia elétrica

Resumo

O presente projeto propõe um estágio de pesquisa no exterior (BEPE) na School of Electrical and Electronic Engineering of The University of Manchester (SEEE), na área de qualidade da energia elétrica (QEE) e planejamento de redes de distribuição. Este projeto tem por finalidade aprofundar em uma etapa importante e crucial a ser abordada pelo bolsista no processo de pós-doutorado em andamento. Esta etapa compreende o desenvolvimento de uma metodologia para a avaliação do custo da QEE nos consumidores existentes na rede de distribuição. Adicionalmente será tratada a aplicação desta metodologia dentro do planejamento da expansão multiestágios. No tocante à avaliação da QEE, serão enfatizadas as interrupções de longa duração e as variações de tensão de curta duração (VTCDs), ambas provocadas por curtos-circuitos oriundos da rede elétrica. Serão utilizadas diferentes alternativas de planejamento pré-definidas nas etapas anteriores do pós-doutorado. Os tópicos mais importantes abordados junto com a SEEE permitirão: i) definir curvas de sensibilidade aos fenômenos de QEE para grupos de equipamentos do mesmo tipo, ii) definir tipos de processos industriais e/ou comerciais mais comuns e, iii) obter as curvas de sensibilidade dos processos a partir dos equipamentos que os constituem. O aprimoramento destes tópicos permitirá estimar o custo da QEE mais aderente com a realidade e, como consequência, obter propostas de planejamento mais abrangentes para qualquer rede elétrica de distribuição considerando o impacto sobre seus consumidores sensíveis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CEBRIAN, JUAN CARLOS; MILANOVIC, JOVICA V.; KAGAN, NELSON. Probabilistic Assessment of Financial Losses in Distribution Network Due to Fault-Induced Process Interruptions Considering Process Immunity Time. IEEE Transactions on Power Delivery, v. 30, n. 3, p. 1478-1486, . (12/18134-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.