Busca avançada
Ano de início
Entree

O transporte aéreo brasileiro e a influência dos dos paradigmas competitivos do setor aéreo francês a partir do caso da AIR France

Processo: 12/15669-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 14 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 13 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Sandra Lencioni
Beneficiário:Ana Paula Camilo Pereira
Supervisor no Exterior: Hervé Thery
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, França  
Vinculado à bolsa:10/17050-2 - Asas da centralidade em céus conhecidos: a dinâmica empresarial no transporte aéreo brasileiro., BP.DR

Resumo

RESUMO: Reconhecer os desafios concorrenciais, a estrutura de mercado, a criação, as mudanças de estratégias, e a sustentação de vantagens competitivas são componentes essenciais para a compreensão do setor de transporte aéreo no Brasil. Visando interpretar esses componentes, bem como compreender a dinâmica empresarial do setor de transporte aéreo brasileiro que este projeto de pesquisa propõe uma análise que atente para as estratégias competitivas desenvolvidas por grandes empresas do mercado aéreo europeu, tendo como abordagem específica a companhia aérea Air France. Esse recorte espacial de análise ocorre uma vez que se busca verificar as estratégias em conjunto com as ações realizadas em âmbito internacional, como por exemplo, a participação em sistemas de alianças globais, bem como o desenvolvimento de estratégias que convergem para ações de fusão, aquisição, reagrupamento e associações entre diferentes empresas, que se constituem como ligações estratégicas amplamente desenvolvidas pela empresa em análise. Nesse sentido, tem-se que estas estratégias contribuem para a consolidação das grandes empresas no mercado de transporte aéreo global, desmistificando a concorrência no setor. Assim, partimos da análise das estratégias competitivas desenvolvidas por grandes empresas do setor, bem como suas ações estratégias para interpretar os paradigmas da realidade do setor de transporte aéreo no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)