Busca avançada
Ano de início
Entree

Tenacificação de resina epóxi para aplicação em compósitos estruturais

Processo: 12/13431-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Maria Odila Hilário Cioffi
Beneficiário:Thatiane Brocks
Supervisor no Exterior: Veronica Ambrogi
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Local de pesquisa: Università degli Studi di Napoli Frederico II (UNINA), Itália  
Vinculado à bolsa:11/11311-1 - Predição da vida em fadiga de compósitos estruturais baseada em análises dinâmico-mecânicas, BP.DR

Resumo

Existem duas principais características responsáveis pelo interesse da indústria aeronáutica em materiais compósitos estruturais. A primeira e a possibilidade de integração entre vários componentes de uma estrutura, reduzindo o número de rebites e o número total de peças da aeronave, a segunda é a possibilidade de posicionar o reforço, geralmente fibras de carbono, nas direções de maior esforço. Essas características permitem projetar cabines maiores e mais confortáveis, reduzindo o consumo de combustível através da redução da potencia dos motores, pois se o peso da aeronave foi reduzido, a potencia necessária para impulsioná-la também será menor.Um dos principais motivos do receio da indústria aeronáutica em aplicar compósitos em funções estruturais está em seu complexo e pouco estudado comportamento em fadiga, o que gera dúvidas quanto ao melhor momento para substituição do componente, a segurança que este oferece, bem como o modo de falha, que varia com o tipo de tecido empregado na manufatura do componente e o tipo de processamento.A delaminação tem sido outra constante barreira à aplicação de compósitos como material estrutural. Apesar de apresentar alta resistência mecânica e à fadiga, a delaminação pode ocorrer antes que o componente atinja 10³ ciclos, reduzindo a confiabilidade da indústria aeronáutica neste material. Sabe-se que a delaminação pode ser atribuída a fatores como fraca adesão interfacial e baixa tenacificação de matrizes poliméricas. A proposta desse trabalho é promover a tenacificação de uma resina epóxi monocomponente através da adição de poliéster de cadeia hiper-ramificada como agente tenacificador. Dessa maneira pretende-se aumentar a capacidade do polímero de liberar energia através da relaxação das cadeias poliméricas evitando a ruptura prematura deste quando atuar como matriz em compósitos estruturais. O polímero modificado será avaliado através de análises dinâmico-mecânicas e de tenacidade à fratura.Com isso será possível, futuramente, propor uma modificação de resinas epóxi monocomponentes utilizadas para o processamento RTM de compósitos estruturais para indústria aeronáutica pelo Grupo de Fadiga e Materiais Aeronáuticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTICELI, FRANCISCO MACIEL. A fatigue life estimative method based on dynamic mechanical and fatigue analyses. INTERNATIONAL JOURNAL OF FATIGUE, v. 138, SEP 2020. Citações Web of Science: 0.
BROCKS, THATIANE; ASCIONE, LAURA; AMBROGI, VERONICA; CIOFFI, MARIA O. H.; PERSICO, PAOLA. Efficiency comparison of hyperbranched polymers as toughening agents for a one-part epoxy resin. Journal of Materials Research, v. 30, n. 6, p. 869-878, MAR 28 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.