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A liturgia do povo: cururu, um cancioneiro medieval no Médio Tietê, SP

Processo: 12/11393-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 30 de setembro de 2012
Vigência (Término): 29 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Dagoberto José Fonseca
Beneficiário:Elisangela de Jesus Santos
Supervisor: Graça Maria Constantino Nunes de Oliveira Capinha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade de Coimbra (UC), Portugal  
Vinculado à bolsa:09/50431-2 - A liturgia do povo: cururu, um cancioneiro medieval no Médio Tietê, BP.DR
Assunto(s):Poesia medieval   Liturgia   Festa do Divino Espírito Santo   Cururu
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cantoria de improviso | cururu | espetáculo teatral | Festa do Divino Espírito Santo | Médio Tietê | Poesia medieval | Sp | Etnografia

Resumo

A liturgia do povo: cururu, um cancioneiro medieval no Médio Tietê, SP. A presente proposta de pesquisa de doutorado objetiva a compreensão do universo sócio-antropológico que permeia o cururu, modalidade de canto improvisado fruto da cultura caipira na região do Médio Tietê, no estado de São Paulo, Brasil. Partindo da paisagem paulista e do processo de colonização no continente traçamos uma interpretação da realidade dos produtores do cururu a partir do encontro civilizatório ocorrido entre a população indígena sul-americana e a população proveniente da Península Ibérica durante o período colonial. A dimensão da oralidade, da música e do canto em conjunto com a narrativa de eventos pautados nos valores cristãos presentes no cururu é resultante da síntese cultural desses povos e da relação de dominação exercida pelas autoridades jesuíticas enquanto portadores de um saber "civilizado" e civilizatório. Num segundo momento histórico, quando consolidado o modo capitalista de produção, as práticas socioculturais do grupo são transformadas em relação a essa dinâmica. Compreendendo que a lógica da dominação não existe sem a dimensão da luta faz-se necessário assumir a importância e o sentido histórico que as heranças árabe-européia, indígena e africana representam para a população caipira que realiza o cururu enquanto tradição cultural popular do/no estado de São Paulo, Brasil. (AU)

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