Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento de uso e ocupação da terra e conservação de mamíferos no estado de São Paulo, Brasil

Processo: 12/03514-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Marcelo Marini Pereira de Souza
Beneficiário:Cíntia Camila Silva Angelieri
Supervisor no Exterior: Clive Alexander McAlpine
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Queensland, Brisbane (UQ), Austrália  
Vinculado à bolsa:11/11091-1 - Planejamento de uso e ocupação da terra e conservação de mamíferos no estado de São Paulo/Brasil, BP.DR
Assunto(s):Ecologia da paisagem   Sistema de informação geográfica (SIG)   Modelos ecológicos   Biogeografia   Uso do solo

Resumo

O projeto de doutorado intitulado Planejamento de uso e ocupação da terra e conservação de mamíferos no estado de São Paulo/Brasil visa incorporar a sobrevivência de grandes mamíferos ao planejamento territorial em áreas antropizadas. No Brasil são escassas pesquisas que integrem os temas conservação da biodiversidade e planejamento de uso e ocupação da terra. Considerando a experiência técnico-científica da Universidade de Queensland e a experiência político-institucional da Austrália nessa temática, foi estabelecida parceria com a Escola de Geografia, Planejamento e Manejo Ambiental para realização de um estágio sob supervisão do Prof. Dr. Clive A. McAlpine no período de julho de 2012 a julho de 2013. Os objetivos são: estudar e aplicar metodologias de ecologia da paisagem e análise da distribuição de grandes mamíferos; discutir e aprimorar métodos de incorporação da conservação de espécies ao planejamento; analisar resultados e escrever artigos. As seguintes atividades serão realizadas: caracterização e quantificação da paisagem municipal (Brotas) e estadual (São Paulo); análise da influência da ocupação humana na distribuição de grandes mamíferos; adaptação e aplicação de abordagem de ecologia da paisagem para prover embasamento científico ao planejamento e o desenho de paisagens mais sustentáveis. Os resultados deverão gerar ao menos um artigo a ser submetido em periódico internacional. Além disso, eles subsidiarão a elaboração dos mapas temáticos finais e direcionarão a coleta e sistematização de dados das espécies. As parcerias estabelecidas entre as universidades e os países envolvidos poderão beneficiar pesquisas futuras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA ANGELIERI, CINTIA CAMILA; ADAMS-HOSKING, CHRISTINE; MICCHI DE BARROS FERRAZ, KATIA MARIA PASCHOALETTO; DE SOUZA, MARCELO PEREIRA; MCALPINE, CLIVE ALEXANDER. Using Species Distribution Models to Predict Potential Landscape Restoration Effects on Puma Conservation. PLoS One, v. 11, n. 1 JAN 6 2016. Citações Web of Science: 32.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.