Busca avançada
Ano de início
Entree

Meta-análise fitogeografica do bioma Caatinga

Processo: 11/22498-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fitogeografia
Pesquisador responsável:Fernando Roberto Martins
Beneficiário:Marcelo Freire Moro
Supervisor no Exterior: Eimear M. Nic Lughadha
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Royal Botanic Gardens, Kew, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:09/14266-7 - Meta-análise fitogeográfica do bioma caatinga, BP.DR
Assunto(s):Caatinga

Resumo

Este projeto de pesquisa visa avaliar padrões biogeográficos no bioma Caatinga. Para tal, uma extensa compilação bibliográfica foi realizada a fim reunir levantamentos florísticos e fitossociológicos publicados sobre a Caatinga. Os levantamentos publicados serão utilizados para a elaboração de quatro capítulos. O primeiro deles se refere à amostragem na Caatinga e abordará a questão metodológica aplicada ao bioma, como esforço amostral por estados, riqueza média, métodos fitossociológicos e outros tópicos relativos à amostragem. O segundo capítulo avaliará as diferenças entre Caatingas de áreas cristalinas e sedimentares por meio dos espectros de formas de vida de Raunkiaer, verificando se há diferenças estruturais e funcionais entre os espectros biológicos nas comunidades de terrenos de cada geologia. O terceiro capítulo (a ser desenvolvido em parceria com pesquisadores do Kew Botanic Gardens) irá avaliar a diversidade geral de fanerógamas na Caatinga. Um checklist de plantas será produzido, e as floras do cristalino e sedimentar serão contrastadas. Também será avaliada a partição de flora entre os componentes lenhosos e herbáceos das comunidades vegetais, já que, tradicionalmente, apenas as plantas lenhosas vêm sendo estudadas, subestimando a riqueza total do bioma. O quarto capítulo visará comparar a flora da Caatinga com a flora do continente sul-americano e com a flora global nos níveis de gênero e família, utilizando os bancos de dados de biodiversidade global de plantas do Kew para avaliar a representatividade da flora global presente na Caatinga. Por fim, ao longo do estágio de doutorado sanduíche no Kew, os nomes botânicos serão padronizados e a problemática da sinonímia será resolvida. Com isso, tanto o checklist da Caatinga poderá ser elaborado quanto o último capítulo se tornará possível. O último capítulo vai avaliar padrões gerais de distribuição de espécies no domínio das Caatingas. Para isso, uma matriz de presença/ausência de espécies terá que ser construída e cada espécie terá que ser identificada unequivocamente por apenas um nome. Para que essa matriz seja viável, o projeto de padronização de nomes e produção do checklist a ser desenvolvido no Kew é fundamental. A matriz de espécies será, então, submetida a análises multivariadas a fim de avaliar os padrões gerais de similaridade florística e se discutirá até que ponto as Caatingas do cristalino e do sedimentar são realmente distintas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORO, MARCELO FREIRE; LUGHADHA, EIMEAR NIC; DE ARAUJO, FRANCISCA SOARES; MARTINS, FERNANDO ROBERTO. A Phytogeographical Metaanalysis of the Semiarid Caatinga Domain in Brazil. BOTANICAL REVIEW, v. 82, n. 2, p. 91-148, . (13/15280-9, 09/14266-7, 11/22498-5)
MORO, MARCELO FREIRE; LUGHADHA, EIMEAR NIC; FILER, DENIS L.; DE ARAUJO, FRANCISCA SOARES; MARTINS, FERNANDO ROBERTO. A catalogue of the vascular plants of the Caatinga Phytogeographical Domain: a synthesis of floristic and phytosociological surveys. PHYTOTAXA, v. 160, n. 1, p. 3+, . (09/14266-7, 11/22498-5)
DE OLIVEIRA, LUCIANA DOS SANTOS D.; MORO, MARCELO FREIRE; NIC LUGHADHA, EIMEAR M.; MARTINS, FERNANDO ROBERTO; DE MELO, ANDRE LAURENIO; ESSER, HANS-JOACHIM; SALES, MARGARETH F.. Hidden in the dry woods: Mapping the collection history and distribution of Gymnanthes boticario, a well-collected but very recently described species restricted to the dry vegetation of South America. PHYTOTAXA, v. 97, n. 1, p. 1-16, . (11/22498-5, 09/14266-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.