Busca avançada
Ano de início
Entree

Artroplastia total modular híbrida para o tratamento da displasia coxofemoral em cães

Processo: 12/12895-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Cláudia Valéria Seullner Brandão
Beneficiário:Victor José Vieira Rossetto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Artroplastia   Cães

Resumo

A artroplastia total da articulação coxofemoral é a técnica cirúrgica mais indicada para o tratamento da displasia coxofemoral canina grave. Diversos modelos e sistemas protéticos são descritos, desde os sistemas cimentados de cabeça femoral fixa até os mais recentes, munidos de sistema osteointegravel e cabeça femoral intercambiável. Destaca-se a escasses de relatos e estudos na literatura nacional quanto ao uso dos sistemas protéticos, assim como as aplicações clínicas da mesma no Brasil. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a aplicação da prótese total modular híbrida da articulação coxofemoral desenvolvida e confeccionada no Brasil, até 180 dias de pós-operatório. Serão utilizados 10 animais da espécie canina esqueleticamente maduros, machos e fêmeas, portadores de displasia coxofemoral clínica moderada a grave. Constituir-se-a um único grupo experimental de 10 cães submetidos ao procedimento de artroplastia total, utilizando-se componente femoral cimentado de cabeça intercambiável e componente acetabular não cimentado. Os cães serão submetidos ao exame clínico-ortopédico e radiográfico às 24 horas, e aos 30, 60, 120 e 180 dias após a cirurgia; serão também submetidos ao exame tomográfico às 24 horas, e aos 120 e 180 dias após o procedimento protético.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
B.W. MINTO; C.V.S. BRANDÃO; G.J.C. PEREIRA; V.R. BABICSAK; L.C. VULCANO; V.J.V. ROSSETTO. Avaliação radiográfica e tomográfica de cães submetidos à artroplastia coxofemoral total híbrida. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 68, n. 6, p. 1440-1448, Dez. 2016.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSSETTO, Victor José Vieira. Artroplastia total híbrida nacional em cães Portadores de displasia coxofemoral. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.