Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento "in vitro" de linhagens de Agaricus bisporus e Lecanicillium fungicola em função de diferentes princípios ativos e doses de fungicidas

Processo: 12/14783-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Diego Cunha Zied
Beneficiário:Vinicius Franco Nicolini
Instituição-sede: Faculdades Integradas Bauru (FIB). Associação Ranieri de Educação e Cultura (AREC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Controle químico

Resumo

O gênero Agaricus sp., abrange importantes espécies como: A. bisporus (Champignon), Agaricus bitorquis ("Bitorquis") e Agaricus brunnescens (Porto Belo), as quais representam a maior importância econômica no setor da fungicola mundial e brasileiro. Deste modo, o presente projeto tem como objetivo mapear as principais regiões produtoras de Champignon do Estado de São Paulo, a fim de identificar, cadastrar e rastrear a origem indígena das principais linhagens utilizadas nos cultivos (neste mapeamento também será isolado o principal patógeno dos cultivos comerciais que causam danos econômicos, o L. fungicola). Em seguida se realizarão os testes de patogenicidade "in vitro" utilizando diferentes princípios ativos e doses de fungicidas; visando a aplicação na fungicultura e o registro de determinados produtos químicos que possuam efeito de controle de V. fungicola e não iniba o desenvolvimento do cogumelo, junto a órgãos responsáveis de certificação e fiscalização (Ministério da Agricultura). Também se pretende: criar uma chave dicotômica, com os nomes comerciais das linhagens, suas respectivas espécies, regiões de cultivado, características morfológicas, resistência a fungicidas, velocidade de crescimento micelial e nível de resistência a L. fungicola, com indicadores de +, ++ e +++; selecionar linhagens de Agaricus sp. que possuam certa resistência ao L. fungicola, para um possível melhoramento genético; Criar um banco germoplasma para fins de ensino, pesquisa e extensão, além da possibilidade de troca de materiais genéticos com outras Instituições no Brasil e no Exterior; e finalmente estimular o aluno a redação de artigo científico, para publicação em revista internacional especializada da área (Mycoscience).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZIED, DIEGO CUNHA; NUNES, JANAIRA SANTANA; NICOLINI, VINICIUS FRANCO; GIMENEZ, ARTURO PARDO; RINKER, DANNY LEE; DIAS, EUSTAQUIO SOUZA. Tolerance to Lecanicillium fungicola and yield of Agaricus bisporus strains used in Brazil. Scientia Horticulturae, v. 190, p. 117-122, JUL 16 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.