Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabilidade de Órbitas Congeladas em torno de Satélites Planetários utilizando o Sistema Hamiltoniano na Forma Normal

Processo: 12/12539-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia de Posição e Mecânica Celeste
Pesquisador responsável:Rodolpho Vilhena de Moraes
Beneficiário:Josué Cardoso dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/08171-3 - Dinâmica orbital de pequenos corpos, AP.TEM
Assunto(s):Satélites artificiais   Dinâmica orbital   Satélites planetários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Forma Normal de Sistemas Hamiltonianos | Órbitas Congeladas | Pertubações Gravitacionais | Satélites Artificiais | Satélites Planetários | Dinâmica Orbital

Resumo

Neste trabalho busca-se a formulação de teorias e a construção de programas computacionais que serão utilizados em projetos de missões aeroespaciais no que se refere a estabilidade de órbitas de satélites artificiais em torno de satélites planetários. Os estudos se referem ao movimento translacional de corpos celestes artificiais e naturais, considerando-se perturbações devido à forças poligênicas, como por exemplo, as perturbações devidas à não esfericidade do corpo central e à atração gravitacional do terceiro corpo. As equações de movimento serão desenvolvidas em forma fechada para evitar expansões em excentricidade e inclinação. Para a descrição do formalismo canônico serão usadas as variáveis canônicas de Delaunay. O conjunto de equações canônicas, as quais são equações diferenciais não lineares, será utilizado para estudar a estabilidade de órbitas em torno de satélites planetários (Lua, Europa, asteróides, etc.). Para o caso de satélites da Lua, será usado um modelo dinâmico simplificado, o qual considera os efeitos causados pela não esfericidade da Lua (J2 - J9 e C22) e a atração gravitacional da Terra. Será dada ênfase para o caso de órbitas congeladas, definidas como órbitas que têm valores quase constantes da excentricidade, inclinação e argumento do pericentro. Será usada uma abordagem para procurar por órbitas congeladas em torno de satélites planetários e estudar a sua estabilidade aplicando um processo de normalização de hamiltoniana.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, JOSUE CARDOSO; CARVALHO, JEAN P. S.; PRADO, ANTONIO F. B. A.; DE MORAES, RODOLPHO VILHENA. Lifetime maps for orbits around Callisto using a double-averaged model. ASTROPHYSICS AND SPACE SCIENCE, v. 362, n. 12, . (12/12539-9, 16/14665-2, 13/26652-4, 16/24561-0, 11/08171-3, 12/21023-6, 11/05671-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Josué Cardoso dos. Estabilidade de órbitas congeladas em torno de satélites planetários utilizando o sistema hamiltoniano na forma normal. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Guaratinguetá Guaratinguetá.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.