Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da superfície foliar e genética de Digitaria insularis (L.) Fedde e eficácia de controle de associações de herbicidas

Processo: 12/10372-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Ricardo Victoria Filho
Beneficiário:Arthur Arrobas Martins Barroso
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Matologia   Controle químico   Digitaria   Capim-amargoso   Herbicidas   Glifosato

Resumo

O capim-amargoso [Digitaria insularis (L.) Fedde] é uma das plantas daninhas que apresenta resistência ao herbicida glyphosate no Brasil. Sua importância cresce a cada dia, pois não controlada, passa a dominar diferentes sistemas agrícolas. O objetivo deste estudo será o de caracterizar o efeito de glyphosate em diferentes biótipos desta espécie e opções de controle químico. Primeiramente será estudada a composição foliar desta planta, estrutural e bioquimicamente, por meio de análises dos conteúdos polares e apolares presentes nas ceras epicuticulares; análise da densidade estomática e análise das estruturas foliares através da microscopia eletrônica. Um posterior estudo irá analisar a constituição genética de diferentes acessos da espécie e a correlação destes com a suscetibilidade ou grau de resistência ao herbicida glyphosate por meio de análises multivariadas. Por fim, serão analisadas aplicações alternativas de herbicidas em associação de diferentes sais de glyphosate com diferentes graminicídas. Em uma segunda parte, será estudado o efeito de diferentes doses destas associações a fim de se conhecer a associação correta de dois produtos. Para isso, serão analisados índices obtidos através do controle percentual e da redução da biomassa das plantas, além da utilização de isobologramas. Os dados serão submetidos à análise de variância e quando significativas, as médias serão comparadas utilizando-se o programa estatístico SAS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALEANO, E.; BARROSO, A. A. M.; VASCONCELOS, T. S.; LOPEZ-RUBIO, A.; ALBRECHT, A. J. P.; VICTORIA FILHO, R.; CARRER, H.. EPSPS variability, gene expression, and enzymatic activity in glyphosate-resistant biotypes of Digitaria insularis. Genetics and Molecular Research, v. 15, n. 3, . (12/10371-3, 13/06299-8, 12/10372-0, 10/19294-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARROSO, Arthur Arrobas Martins. Caracterização genética e foliar de capim-amargoso resistente ao herbicida glyphosate e eficácia de seu controle com associação de herbicidas. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.