Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos de otimização e controle de plantas daninhas com parâmetros incertos

Processo: 12/00189-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Geraldo Nunes Silva
Beneficiário:Ulcilea Alves Severino Leal
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de controle   Controle de plantas daninhas   Controle ótimo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:controle de plantas daninhas | Controle ótimo | inclusões diferenciais | Sistemas de Controle | Otimização e controle ótimo

Resumo

O propósito desta pesquisa é o estudo do modelo de otimização dinâmica para a aplicação seletiva/mistura de herbicidas sendo o modelo de otimização multi-objetivo, no sistema anual de colheita da cultura do milho para um período de 5, 10 e 20 anos. A densidade de sementes no inicio do plantio e a frequência de alelo são tomados como variáveis de estado. A variável de controle é dada pela função de dose-resposta. Os modelos de otimização levam em consideração a diminuição da eficiência do herbicida ao longo do tempo, causada pela evolução da resistência da planta daninha. O objetivo é maximizar o lucro num período pré-determinado e minimizar a evolução da resistência. O problema de otimização dinâmica multi-objetivo será tratado como problema de controle ótimo multiobjetivo com incertezas nos parâmetros. Propõe-se desenvolver novas teorias de otimalidade para estes problemas, considerando primeiramente os parametros incertos como intervalos e tomando o estado, também, como um intervalo variável no tempo. Isto naturalmente leva o problema de otimização a ser formulado como como um problema de controle ótimo no paradigma de inclução diferencial, para o qual há teorias existentes que servirão de ponto de partida para a pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEAL, ULCILEA; LODWICK, WELDON; SILVA, GERALDO; MAQUI-HUAMAN, GINO G.. Interval optimal control for uncertain problems. FUZZY SETS AND SYSTEMS, v. 402, n. SI, p. 142-154, . (12/00189-3, 13/07375-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEAL, Ulcilea Alves Severino. Incerteza intervalar em otimização e controle. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.