Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de Técnicas de Visualização Multidimensional para Avaliação e Monitoramento de Qualidade de Software Livre

Processo: 12/07722-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Rosane Minghim
Beneficiário:Rafael Messias Martins
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de software   Software livre   Qualidade de software

Resumo

O modelo de desenvolvimento de software livre e aberto surgiu como um movimento de desenvolvedores e usuários voluntários mas, devido ao seu sucesso, vem sendo pesquisado e adotado por grandes organizações de software do mundo todo. Apesar disso, o conceito de qualidade de software livre e os fatores que levam à sua implementação ainda são assuntos em aberto na pesquisa em Engenharia de Software, causado relutância sobre a adoção desse novo modelo e dificultando a seleção dos produtos a serem utilizados e integrados. Tal situação torna necessário o estabelecimento de um processo objetivo de compreensão e avaliação de qualidade para, entre outras finalidades, a classificação e comparação de projetos de código aberto. Uma forma de obter essa compreensão é a extração e análise de métricas de qualidade - de código, de teste ou de repositório, por exemplo - como foi realizado no projeto Qualipso (Quality Platform for Open Source Software) com o objetivo de alavancar as práticas atuais de desenvolvimento aberto a níveis de operações industriais confiáveis, bem reconhecidas e estabilizadas, mas sem perder o frescor e o entusiasmo tradicional do modelo Open Source. Essa extração, no entanto, tende a gerar grandes quantidades de dados, difíceis de analisar sem as ferramentas apropriadas. Neste trabalho é proposta a aplicação de técnicas modernas de visualização multidimensional para analisar dados provenientes de medidas de qualidade de software livre, com o objetivo de estabelecer um processo e uma plataforma colaborativa de avaliação de qualidade para apoiar as tarefas de gerenciamento, divulgação, seleção e integração de projetos abertos. Como resultados, espera-se incentivar ainda mais a adoção do software livre pela indústria, oferecendo mecanismos para avaliação objetiva da qualidade dos projetos disponíveis, além de contribuir com a compreensão geral das características de qualidade do software livre e auxiliar comunidades no gerenciamento e evolução colaborativa da qualidade de seus esforços.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Rafael Messias. Visualização explanatória de projeções multidimensionais. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.