Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do treinamento fisico nas alteracoes hemodinamicas do diabetes experimental: papel do debito cardiaco, fluxo sanguineo regional e reflexos cardiovasculares.

Processo: 00/12680-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Claudia Costa Irigoyen
Beneficiário:Angela D Avila Harthmann
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Microesferas   Treinamento físico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Reflexo Da P.A. | Diabetes | Fluxos Regionais | Microesferas | Sedentarios | Treinamento Fisico

Resumo

O diabete melito é uma doença etiológica e clinicamente heterogênea, que cronicamente pode levar ao desenvolvimento de micro e macroangiopatia e à neuropatia diabética. A neuropatia diabética é acompanhada por uma gama de anormalidades e envolve tanto o sistema nervoso autônomo bem como o sistema somático, aumentando significativamente, a morbidade e mortalidade desses pacientes. Devido os benefícios cardiovasculares, metabólicos e autonômicos após exercício agudo e crônico, muitos investigadores sugerem o treinamento físico como uma conduta não-farmacológica no tratamento de diferentes patologias, como o diabetes. O objetivo do projeto é avaliar as respostas cardiovasculares desencadeadas pela estimulação do preso e quimiorreceptores em ratos normais e diabéticos e verificar se estas respostas alteram-se após período de treinamento físico e ainda, verificar pressão arterial, débito cardíaco e resistência periférica e fluxos regionais (através da infusão de microesferas). Após o período de treinamento de 10 semanas, os ratos serão canuiados para posterior registro de pressão arterial, freqüência cardíaca e administração de drogas e microesferas. A sensibilidade dos presorreceptores será testada através da injeção de fenilefrina e nitroprussiato de sódio. E o reflexo comandado pelos quimiorreceptores será testado pelo uso de injeções endovenosas de cianeto de potássio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VERA DE MOURA AZEVEDO FARAH; KÁTIA DE ANGELIS; LUIS FERNANDO JOAQUIM; GEORGIA O. CANDIDO; NATHALIA BERNARDES; RUBENS FAZAN JR; BEATRIZ D'AGORD SCHAAN; MARIA-CLAUDIA IRIGOYEN. Modulação autonômica da pressão arterial e variabilidade da freqüência cardíaca em ratos hipertensos e diabéticos. Clinics, v. 62, n. 4, p. 477-482, . (00/12680-6, 05/60828-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.