Busca avançada
Ano de início
Entree

A meta-avaliação como instrumento para a qualificação da avaliação de políticas públicas de saúde

Processo: 12/06204-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 05 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Oswaldo Yoshimi Tanaka
Beneficiário:Cristiane Andréa Locatelli de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/22240-6 - A meta-avaliação como instrumento para a qualificação da avaliação de políticas públicas de saúde, BE.EP.DR
Assunto(s):Avaliação de programas de saúde

Resumo

O presente projeto visa à realização de uma análise crítica de processos de avaliação em base participativa/ emancipadora, voltada ao desenvolvimento de metodologias em avaliação de políticas públicas na Área da Saúde. Frente à crescente demanda por transparência na utilização de recursos públicos, a diretriz de "orientação para resultados" vem se consolidando nas ações de governo nos diferentes níveis, juntamente com a tendência à institucionalização da avaliação de resultados, como forma de ampliar o controle sobre a cobertura e qualidade dos programas desenvolvidos, e permitir seu aprimoramento. Torna-se essencial o desenvolvimento de estudos em "meta-avaliação", que se proponham a uma análise do grau em que as avaliações realizadas vêm suprindo a necessidade de informação daqueles que a demandaram, e a contribuir para o estabelecimento de padrões de qualidade para esta prática. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, será conduzida a avaliação de resultados de uma capacitação oferecida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês no ano de 2010, em Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde, na região de saúde de Sorocaba (SP). Concomitantemente, será desenvolvida uma meta-avaliação da mesma, com base nos parâmetros organizados pelo Joint Commitee on Standards for Educational Evaluation. Ambos os processos se darão em base construtivista, considerando a aprendizagem do grupo de interessados (atores-chave da região de saúde escolhida). O material produzido será organizado com a ajuda do software NVivo (Univ La Trobe, Australia), e analisado com base no referencial teórico de Pecheux, 1987.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISTIANE ANDREA LOCATELLI DE ALMEIDA; OSWALDO YOSHIMI TANAKA. Meta-avaliação de uma avaliação participativa desenvolvida por gestores municipais de saúde com foco no padrão "Utilidade". Cadernos de Saúde Pública, v. 33, n. 2 2017.
LOCATELLI DE ALMEIDA, CRISTIANE ANDREA; TANAKA, OSWALDO YOSHIMI. Meta-evaluation of a participatory process in the strengthening of municipal management. Revista de Saúde Pública, v. 51, 2017. Citações Web of Science: 0.
LOCATELLI DE ALMEIDA, CRISTIANE ANDREA; TANAKA, OSWALDO YOSHIMI. Evaluation in health: participatory methodology and involvement of municipal managers. Revista de Saúde Pública, v. 50, 2016. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Cristiane Andréa Locatelli de. A meta-avaliação como instrumento para a qualificação da avaliação de políticas públicas de saúde. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.