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Avaliação do processo ensino aprendizagem em situações de emergência para alunos de graduação: promoção de saúde e prevenção de agravos

Processo: 12/14977-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Silmara Meneguin
Beneficiário:Débora Guerra de Santana
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/00288-1 - Avaliação do processo ensino aprendizagem em situações de emergência para alunos de graduação: promoção de saúde e prevenção de agravos, AP.R
Assunto(s):Educação em saúde   Ensino   Primeiros socorros   Emergências   Parada cardíaca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação em saúde | Emergências | Parada Cardiaca | Primeiros Socorros | ressuscitação cardiopulomonar | Emergência

Resumo

As situações de emergência surgem nas vidas das pessoas inesperadamente, exigindo atuação rápida, objetiva e eficaz. Dentre essas, o suporte básico de vida (SBV), que pode ser iniciado fora do ambiente hospitalar e realizado por leigos devidamente capacitados e treinados, é fundamental para salvar vidas e prevenir sequelas. Trata-se de estudo descritivo, exploratório, prospectivo e comparativo com objetivo de analisar o conhecimento (teórico) e a habilidade (prática) de alunos de graduação de uma universidade publica, do interior do estado de São Paulo, antes e após serem submetidos ao curso/treinamento em situações de emergência. O estudo será realizado junto a Faculdade de Ciências Agronômicas, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Instituto de Biociências e Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Paulista - Unesp - Botucatu. Serão considerados elegíveis os alunos regularmente matriculados nos respectivos cursos e que estejam cursando o primeiro ano de graduação. A coleta dos dados será dividida em duas etapas, sendo a primeira destinada à avaliação individual do conhecimento (teórico) e das habilidades (prática) antes do curso/treinamento teórico com demonstração prática das manobras de RCP e de e outras utilizadas em situações de emergência. Na segunda etapa será realizada avaliação do conhecimento teórico/prático após a participação no curso/treinamento. Espera-se que os alunos incluídos nesta pesquisa tenham capacitação para identificar e prestar um atendimento pré-hospitalar em situações de emergência. Outrossim, espera-se também contribuir para redução da mortalidade pré-hospitalar em vítimas de parada cardiorrespiratória e prevenção de danos.

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