Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da participação da Angiotensina II nas disfunções cardiovasculares induzidas pelo consumo crônico de etanol

Processo: 12/10096-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Carlos Renato Tirapelli
Beneficiário:Patrícia Passaglia
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Losartan   Angiotensina II   Etanol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angiotensina II | Etanol | Losartan | Cardiovascular

Resumo

O consumo crônico de etanol acarreta alterações significativas das funções cardíaca e circulatória, figurando como um importante fator de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como por exemplo a hipertensão arterial. Em modelos de consumo crônico de etanol observou-se que o passo inicial para a disfunção cardiovascular associada ao etanol envolve a formação de espécies reativas de oxigênio (ERO), sendo esse processo mediado pela enzima NAD(P)H oxidase. A angiotensina II (ANG II) ativa a NAD(P)H oxidase no sistema cardiovascular e o consumo crônico de etanol induz ativação do sistema renina angiotensina (SRA). A busca pelo entendimento dos mecanismos moleculares envolvidos no efeito cardiovascular do etanol levou ao estudo da ativação das MAPKs (Mitogen-Activated Protein Kinase) pelo etanol uma vez que essas proteínas desempenham importante função na sinalização intracelular. As MAPKs são ativadas por diferentes estímulos como ERO e a ANG II. A hipótese do presente estudo é a de que o consumo crônico de etanol estimule o SRA que por sua vez induz a produção de ERO (via ativação dos receptores AT1) e ativação das MAPKs. Esse processo levaria a alterações da reatividade vascular e da biodisponibilidade do NO bem como ao aumento da pressão arterial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PASSAGLIA, PATRICIA; CERON, CARLA S.; MECAWI, ANDRE S.; ANTUNES-RODRIGUES, JOSE; COELHO, EDUARDO B.; TIRAPELLI, CARLOS R.. Angiotensin type 1 receptor mediates chronic ethanol consumption-induced hypertension and vascular oxidative stress. VASCULAR PHARMACOLOGY, v. 74, p. 49-59, . (10/05815-4, 12/10096-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PASSAGLIA, Patrícia. Estudo da participação da angiotensina II nas disfunções cardiovasculares induzidas pelo consumo crônico de etanol. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.