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A caixa-clara orquestral: diferentes metodologias no estudo do instrumento

Processo: 12/01635-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Eduardo Flores Gianesella
Beneficiário:Rubens Celso Lopes Filho
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Caixa clara   Percussão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caixa-clara | instrumento | metodologia | música | Orquestral | Percussão | Percussão

Resumo

Este projeto pretende analisar metodologias de estudo da caixa-clara orquestral do ponto de vista técnico e bibliográfico utilizadas por percussionistas que têm como finalidade a execução do instrumento. Dos vários contextos nos quais a caixa é inserida, será abordada a prática orquestral, verificando-se a adequação das diferentes abordagens técnicas e materiais utilizados tanto no meio acadêmico como no profissional. Essa busca terá como ponto de partida entrevistas realizadas com cinco percussionistas integrantes de importantes orquestras brasileiras e dois professores de universidades estaduais paulistas - USP e UNICAMP. As entrevistas procurarão evidenciar o posicionamento do músico no que se refere ao instrumento, relacionando-o com a bibliografia por ele citada. A partir desse ponto, serão analisados outros aspectos que podem não ter destaque no contexto, mas que contribuem de alguma maneira na formação do músico em questão. Aliado a isso, será verificado o uso de técnicas próprias e idiomáticas da prática orquestral. Posteriormente se estudará como a utilização de determinado conteúdo atua na preparação e capacitação do músico e confere a este características próprias. Por fim, será examinado até que ponto os materiais empregados em outras situações contribuem ou não para a prática primeira. Os itens serão verificados de acordo com conceitos técnicos de maior relevância para o entrevistado, predefinindo antes alguns conceitos como o uso dos rudimentos, por exemplo. Assim, pretende-se colaborar para o limitado conteúdo de pesquisa de nosso país tanto no que se refere ao tema quanto à área de execução e ensino da caixa-clara. (AU)

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