Busca avançada
Ano de início
Entree

O corpo da poesia: estado de vida poética em Roberto Piva

Processo: 12/09307-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Arley Andriolo
Beneficiário:Ricardo Mendes Mattos
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Criação artística   Fenomenologia (psicologia)   Poesia   Psicologia social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corpo | criação artística | fenomenologia | Poesia | Psicologia Social da Arte | Psicologia Social da Arte

Resumo

O poeta paulistano Roberto Piva possui uma vivência da experiência poética como modo de ser no mundo expresso a partir de processos corporais. Trata-se de uma poesia vivida como "estado poético", de acordo com Mikel Dufrenne, ou mesmo na expressividade do corpo como obra de arte em Merleau-Ponty. É ainda Dufrenne quem ressalta a contribuição da Psicologia nos estudos sobre a criação poética, desde que supere a dicotomia entre interior e exterior, a partir da compreensão de que o sujeito e o mundo se constituem ambos no mesmo processo - tal como procedeu a Psicologia Social da Arte no Brasil. Desta forma, temos como objetivo geral da presente pesquisa a compreensão da criação poética em Roberto Piva como um modo de ser no mundo encarnado no corpo, por meio da abordagem fenomenológica na Psicologia Social da Arte. Para tanto, realizaremos uma pesquisa bibliográfica dos seguintes materiais: textos do poeta (obra poética, manifestos, pósfacios, ensaios), sobre o poeta (entrevistas, filmes, materiais de crítica literária e produção de conhecimento científico) ou referências por ele suscitadas. A proposta metodológica se baseia em uma vivência da obra poética, em deixar-se guiar por ela e daí inferir o trabalho criativo que exige uma pesquisa científica. A partir desta vivência se pretende organizar unidades de sentido, que serão descritas na apresentação dos resultados segundo o próprio vocabulário e referências de Roberto Piva. Por fim, justifica-se a importância da presente pesquisa na necessidade de produção de conhecimento científico sobre criações artísticas que interferem diretamente na configuração dos modos de viver na contemporaneidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATTOS, Ricardo Mendes. Roberto Piva: derivas políticas, devires eróticos & delírios místicos. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.