Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento da soja rr em distintos ambientes de produção, submetida a diferentes manejos, formulações e doses de glyphosate

Processo: 12/10371-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Ricardo Victoria Filho
Beneficiário:Alfredo Junior Paiola Albrecht
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Herbicidas   Organismos geneticamente modificados   Seletividade   Glycine max   Fitotoxicidade

Resumo

Os benefícios da tecnologia Roundup Ready® são expressivos, e a aceitação desta tecnologia pelos produtores é inegável, dando suporte para o rápido crescimento das áreas de soja RR, mas resultados de pesquisas recentes indicam que o glyphosate aplicado em soja RR pode além de influenciar o balanço nutricional, gerar efeitos fitotóxicos, afetar a fotossíntese, a rizosfera, o acúmulo de biomassa, a síntese de aminoácidos e compostos secundários. Porém, persistem muitas dúvidas que precisam ser melhores elucidadas, no âmbito científico e técnico, envolvendo a questão da soja transgênica (RR), sob aplicação de glyphosate. Em virtude deste fato faz-se necessária a busca de informações que permitam diagnosticar as reais consequências do uso do glyphosate. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo avaliar o impacto da aplicação de diferentes doses, manejos e formulações de glyphosate, sob a soja RR, em distintos ambientes de produção. Para isso serão conduzidos dois experimentos principais em duas safras, em diferentes locais, e experimentos complementares em outras áreas e casa de vegetação, utilizando-se um arranjo fatorial 2X2X5 (formulações X manejos X doses), totalizando-se 20 tratamentos, em que serão avaliadas diversas variáveis. A partir dos resultados alcançados neste projeto espera-se caracterizar a real problemática referente ao uso de glyphosate na cultura da soja RR, a nível de campo, identificando possíveis manejos e doses nocivas ao desempenho das plantas, fisiologia, balanço nutricional, qualidade das sementes e produtividade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALEANO, E.; BARROSO, A. A. M.; VASCONCELOS, T. S.; LOPEZ-RUBIO, A.; ALBRECHT, A. J. P.; VICTORIA FILHO, R.; CARRER, H.. EPSPS variability, gene expression, and enzymatic activity in glyphosate-resistant biotypes of Digitaria insularis. Genetics and Molecular Research, v. 15, n. 3, . (12/10371-3, 13/06299-8, 12/10372-0, 10/19294-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALBRECHT, Alfredo Junior Paiola. Comportamento da soja RR em distintos ambientes de produção, submetida a diferentes manejos, formulações e doses de glyphosate. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.