Busca avançada
Ano de início
Entree

RESPOSTA IMUNE DE TILÁPIAS DO NILO (Oreochromis niloticus) VACINADAS CONTRA Streptococcus agalactiae

Processo: 12/07534-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Flávio Ruas de Moraes
Beneficiário:Paulo Fernandes Marcusso
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Imunopatologia   Inflamação   Tilápia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estreptococose | Inflamação | tilápia | Imunopatologia

Resumo

A infecção causada por Streptococcus agalactiae provoca grandes perdas em sistemas de criação intensiva de tilápias no Brasil e uma das soluções para minimizar estas perdas é a utilização de vacinas. Assim, este estudo pretende avaliar a resposta imune celular e humoral de uma vacina contra Streptococcus agalactiae. Para tanto, serão utilizadas 142 tilápias do Nilo, Oreochromis niloticus, com peso médio de 200 ± 25 g. A padronização do inóculo vacinal de S. agalactiae será realizada pela determinação da concentração bacteriana letal para 50,0% dos peixes (CL50) a ser utilizada em estudo prévio para avaliar qual das porções (solúvel ou insolúvel) obtidas do antígeno resultante da sonicação do S. agalactiae, apresentará maior porcentagem relativa se sobrevivência (PRS). Para tanto serão utilizados três grupos (n= 15), onde o grupo 1 (G1) injetado com PBS, grupo 2 (G2) imunizado com a porção solúvel e grupo 3 (G3) imunizado com a porção insolúvel. Depois de 21 dias da imunização os peixes serão desafiados com inóculo de S. agalactiae (CL50). Posteriormente será preparada uma vacina contendo a porção com maior PRS. Para avaliar a reposta imune celular serão utilizados quatro grupos (n=21), sendo G1 não imunizados injetados com salina 0,65%; G2 não imunizado e inoculado com S. aglactiae (CL50); G3 imunizado e injetado com solução salina 0,65% e G4 imunizado e inoculado com S. agalacatiae (CL50). Todas injeções e inoculações serão realizadas na bexiga natatória. As coletas e análises do exsudato inflamatório serão realizadas nos tempos 12, 24 e 48 horas após estímulo, para a contagem total e diferencial das células acumuladas na bexiga natatória. Nas mesmas ocasiões serão coletadas amostras de sangue da veia caudal para avaliação do perfil hematológico. Para avaliar a reposta imune humoral serão utilizados quatro grupos (n=7), sendo G5 não imunizado injetado com PBS 0,65%; G6 não imunizado e inoculado com S. aglactiae (CL50); G7 imunizado e injetado com PBS e G8 imunizado e inoculado com S. agalacatiae (CL50). Os estímulos serão provocados por via intra-celomática (i.c). Em todos os grupos será realizada uma coleta de sangue pré imunização e coletas seriadas pós imunização nos tempos de 7, 14, 21, 28 e 35 dias, para avaliação da resposta imune por meio da aglutinação direta em placa. Os resultados serão comparados através de análise de variância (ANOVA) ao nível de 5% de probabilidade e a diferença entre as médias será comparada pelo teste de Tuckey.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCUSSO, PAULO FERNANDES; CLAUDIANO, GUSTAVO DA SILVA; YUNIS-AGUINAGA, JEFFERSON; MARINHO-NETO, FAUSTO DE ALMEIDA; ETO, SILAS FERNANDES; FERNANDES, DAYANNE CARLA; ROSOLEM, MAYARA CAROLINE; SALVADOR, ROGERIO; ENGRACIA DE MORAES, JULIETA RODINI; DE MORAES, FLAVIO RUAS. Immunogenicity in Oreochromis niloticus vaccinated with sonicated antigens against streptococcosis. FISH & SHELLFISH IMMUNOLOGY, v. 115, p. 134-141, . (13/24852-6, 12/07534-8, 11/20280-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCUSSO, Paulo Fernandes. Resposta imune de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) vacinadas contra Streptococcus agalactiae. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

VACINA PARA PEIXES E USO DA MESMA BR1020140228934 - Universidade Estadual Paulista (UNESP) . Flávio Ruas de Moraes ; Paulo Fernandes Marcusso ; Rogério Salvador - 16 de setembro de 2014