Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da toxicidade dos congêneres 47 e 99 de éter de bifenilas poli-bromadas (PBDEs) utilizando ensaios mitocondriais

Processo: 12/04542-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Daniel Junqueira Dorta
Beneficiário:Murilo Pazin Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/06912-6 - Avaliação das alterações mitocondriais e celulares induzidas por representantes das principais classes de bifenilas poli-bromadas (PBDEs), AP.JP
Assunto(s):Toxicidade   Mitocôndrias   Toxicologia ambiental   Bioenergética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioenergética | mitocôndria | Retardantes de Chama | Toxicidade | Toxicologia Ambiental

Resumo

Os retardantes de chama bromados (destacando-se os éteres de difenilas polibromadas), são substâncias largamente utilizadas nos mais variados bens de consumo para aumentar sua resistência ao fogo e/ou altas temperaturas em casos de incêndio, eles reduzem o alastramento do incêndio interferindo na combustão do material, aumentando assim, as chances de escape e reduzindo a gravidade das queimaduras. A eficiência no controle da propagação da chama e o baixo custo faz dos éteres de difenilas polibromadas (PBDEs) a classe mais utilizada para esta finalidade. Estes compostos se incluem entre os recentemente denominados contaminantes ambientais emergentes que apresentam uma carência de dados toxicológicos, principalmente em relação aos efeitos danosos e aos biomarcadores de exposição, além do potencial dano ao meio ambiente, sendo esta uma preocupação recente da comunidade científica. A provável contaminação das fontes de água por estes compostos e a possibilidade concreta de escassez de água doce em um futuro próximo, tornam essencial os estudos que forneçam subsídios para a elaboração de legislações que protejam de forma adequada este recurso natural. No Brasil, recentemente foi publicada a Resolução no 396 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) que legisla sobre as reservas de águas subterrâneas. Embora esta legislação seja ampla, não contempla nenhum dos contaminantes emergentes, os quais podem contaminar tanto águas superficiais quanto os reservatórios subterrâneos. O fato de a mitocôndria ser reconhecida como a principal organela produtora de energia celular, além de exercer um papel fundamental na manutenção de inúmeras funções celulares, a torna uma ótima ferramenta para o estudo de atividades tóxicas de substâncias como os retardantes de chamas bromados. Desta forma, o presente projeto pretende fornecer dados à comunidade científica sobre os efeitos danosos dos PBDEs empregando os ensaios com mitocôndrias isoladas, a fim de avaliar a toxicidade destes compostos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAZIN, MURILO; PEREIRA, LILIAN CRISTINA; DORTA, DANIEL JUNQUEIRA. Toxicity of brominated flame retardants, BDE-47 and BDE-99 stems from impaired mitochondrial bioenergetics. TOXICOLOGY MECHANISMS AND METHODS, v. 25, n. 1, p. 34-41, . (09/06912-6, 12/04542-0)
PAZIN, MURILO; PEREIRA, LILIAN CRISTINA; DORTA, DANIEL JUNQUEIRA. Toxicity of brominated flame retardants, BDE-47 and BDE-99 stems from impaired mitochondrial bioenergetics. TOXICOLOGY MECHANISMS AND METHODS, v. 25, n. 1, p. 8-pg., . (09/06912-6, 12/04542-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Murilo Pazin. Avaliação da toxicidade dos congêneres BDE-47 e BDE-99 de éter de bifenilas polibromadas (PBDEs) utilizando ensaios mitocondriais. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.