Busca avançada
Ano de início
Entree

A formação de professore(a)s para a educação das relações étnico-raciais: limites e possibilidades no curso de Pedagogia da Unesp de Marília (1963-2011)

Processo: 11/23905-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Rosane Michelli de Castro
Beneficiário:Ivanilda Amado Cardoso
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Pedagogia   Curso de graduação   Currículos e programas   Universidades

Resumo

Trata-se de projeto de pesquisa que tem como objetivo geral analisar os projetos pedagógicos (ementas, programas) da Unesp de Marília, com vistas à educação das relações étnico-raciais, entre 1963 e 2011. Tal formulação é decorrente da nossa crença de que o tipo de conteúdo presente no currículo e demais projetos das instituições destinadas à formação de professores estrutura o pensamento e a prática dos futuros professores. Nesse sentido, para o desenvolvimento deste projeto de pesquisa selecionamos alguns conceitos operativos que comporão o quadro teórico-metodológico, referentes à raça e racismo no Brasil, formação de professores e currículo. Numa primeira etapa iremos localizar, recuperar, selecionar e sistematizar, mediante a elaboração de um instrumento de pesquisa, os dados e informações contidos nos vários planos do curso de Pedagogia da Unesp, como: projetos políticos pedagógicos, ementas, planos (programas) de ensino das disciplinas que compõem e/ou compuseram o currículo do curso, entre 1963 e 2011. Aos documentos a partir do ano de 2003 será dada especial atenção, considerando que se trata do momento em que foi sancionada a lei 10.639/03 (BRASIL, 2003). Trata-se, portanto, de pesquisa documental quanto às fontes. Para a realização da etapa de análise dos aspectos reunidos mediante o instrumento de pesquisa elaborado, como mencionado acima, parece-nos pertinente encaminhá-las mediante "análise dos aspectos da configuração textual" como concebido por Magnani (1993; 1997) /Mortatti (2000).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)