Busca avançada
Ano de início
Entree

Datação U-Pb em badeleíta via ID-TIMS dos diques básicos do enxame de diques de Florianópolis

Processo: 12/13180-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Valdecir de Assis Janasi
Beneficiário:Luana Moreira Florisbal
Supervisor: Larry Michael Heaman
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Alberta, Canadá  
Vinculado à bolsa:11/09673-2 - Idade, duração e significado tectônico do Enxame de Diques de Florianópolis, Província Magmática Paraná-Etendeka, a partir da combinação de estudos petrológicos e datações U-Pb em badeleíta e zircão, BP.PD
Assunto(s):Geocronologia   Enxame de diques   Zircão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Badeleíta | Enxame de diques de Florianópolis | Geocronologia U-Pb | Província Magmática Paraná-Etendeka | zircão | Gecronologia

Resumo

O presente projeto se destina a obtenção de dados de geocronológicos de alta precisão e isotópicos ainda inéditos na Província Magmática Paraná-Etendeka. A diversidade composicional e estrutural de diques presentes na região entre Florianópolis e Garopaba (SC) está sendo alvo de estudos de campo, petrografia, microscopia eletrônica de varredura, geoquímica de rochas e isotopia em rocha total Sr-Nd-Pb, que complementarão estudos anteriores, e deverão, sempre que possível, incorporar dados e amostras já disponíveis. A idade e duração do magmatismo toleítico no Enxame de Diques de Florianópolis, Província Magmática Paraná-Etendeka, será determinada com precisão através de datações U-Pb ID-TIMS em badeleíta e zircão que serão realizados na Universidade de Alberta, Edmonton, Canadá, sob a supervisão do Prof. Dr. Larry M. Heaman. Com base nesses resultados, os processos responsáveis pela geração e evolução dos magmas parentais serão identificados e, em casos favoráveis, quantificados. Deste modo, será possível investigar: (1) a correlação entre os diques e derrames potencialmente alimentados por eles, e (2) a eventual influência de processos modificadores de magma (e.g., cristalização fracionada, mistura de magmas e assimilação crustal) na perturbação de sistemas isotópicos (e.g., Ar-Ar, Rb-Sr). Os resultados dessas duas linhas de abordagem deverão trazer subsídios importantes para delimitar a idade precisa dos diques, refinar a calibração entre diferentes métodos de datação e elucidar as fontes e processos magmáticos envolvidos na geração dos magmas da PMPE. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLORISBAL, LUANA MOREIRA; HEAMAN, LARRY M.; JANASI, VALDECIR DE ASSIS; BITENCOURT, MARIA DE FATIMA. Tectonic significance of the Florianopolis Dyke Swarm, Parana-Etendeka Magmatic Province: A reappraisal based on precise U-Pb dating. JOURNAL OF VOLCANOLOGY AND GEOTHERMAL RESEARCH, v. 289, p. 140-150, . (12/06082-6, 11/09673-2, 12/13180-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.