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Caderno de viagem: um estudo das relações entre o desenho e as ações perceptivas sobre o espaço em dois cursos de arquitetura (CAU – IAU – USP e Escola do Porto)

Processo: 12/09507-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Paulo César Castral
Beneficiário:Ana Laura Assumpção
Instituição Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Desenho arquitetônico   Ensino superior   Consciência (percepção)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caderno de viagem | Desenho de arquitetura | Ensino de Arquitetura | percepção | Representação e Linguagem

Resumo

A pesquisa proposta associa o campo do desenho, principalmente um tipo específico, chamado caderno de viagem, com os processos perceptivos mobilizados na construção do conhecimento e na formação de arquitetos e urbanistas. Será adotado como objeto de análise a produção de caderno de viagem por alunos do curso de graduação em arquitetura e urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em São Carlos, e do mestrado integrado em arquitetura (licenciatura integrada ao master) da Faculdade de Arquitetura do Universidade do Porto (conhecido como Escolado Porto), em Portugal. O presente projeto caracteriza-se como o desdobramento da Iniciação Científica desenvolvida pela autora dessa proposta, com financiamento do Programa Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação da USP, com o título Caderno de Viagem: Práticas de ensinagem em desenho de observação para a formação de arquitetos e urbanistas. Os desdobramentos que ocorrem na construção de um desenho, incluindo simultaneamente o processo de ver e de desenhar, são questões dependentes a priori de um aprendizado e a posteriori de desenvolvimento prático. Assim, ao estudar a forte base metodológica voltada para o desenho da Escola do Porto, poder-se-á entender como esse ensino possibilita aos seus alunos uma formação, de certa forma, mais artística e de maior destreza com as diversas relações projetuais da profissão de um arquiteto. Além disso, há uma associação externa a ser feita, a qual inclui o curso de arquitetura e urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP. É uma comparação entre este e a Escola de Porto na utilização do desenho dentro do ensino e uma comparação mais pontual entre os cadernos de viagens executados pelos alunos de ambas as faculdades. Ao analisá-los será possível encontrar mais respostas sobre a importância do desenho para os arquitetos e, principalmente, sobre como se constrói conhecimento através dessa prática. Pretende-se, por fim, que as considerações finais dessa proposta possam colaborar com o projeto Arquitetura, desenho e representação: metodologias de desenho no ensino de projeto, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa ELAC (Estudo de Linguagem em Arquitetura e Cidade). Esse projeto é financiado pelo Edital de 2011 de Convênio de Cooperação Internacional de Pesquisa da Universidade de São Paulo com a Universidade do Porto, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, mais especificamente entre o ELAC e uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). (AU)

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