Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo Comparativo do Processo de Reparo Utilizando Osso Autógeno E Beta-Tricálcio Fosfato em Levantamento de Seio Maxilar em Humanos. Análise Tomográfica, Histológica, Histométrica e Imunoistoquímica.

Processo: 12/08628-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Eduardo Hochuli Vieira
Beneficiário:Fernanda Brasil Daura Jorge Boos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Seio maxilar   Substitutos ósseos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Elevação do assoalho do seio maxilar | Seio Maxilar | substitutos ósseos | Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

Resumo

A reabsorção óssea e a pneumatização do seio maxilar após a perda de elementos dentários na região posterior da maxila, associado à baixa densidade óssea nessa região, oferece local inadequado para a instalação de implantes dentários. A correção de defeitos ósseos consiste na restauração das estruturas perdidas, podendo ser substituídos por implantes aloplásticos ou enxertia de ossos. O osso autógeno é considerado o "padrão ouro" nos enxertos ósseos devido as suas propriedades osteogênicas, osteocondutivas e osteoindutivas. Porém, apresenta como desvantagens a morbidade no sítio doador, possibilidade de lesões vásculo-nervosas, imprevisibilidade na reabsorção e aumento do tempo cirúrgico. Em vista disso, grande parte das pesquisas busca desenvolver materiais, aloplásticos ou não, capazes de substituir osso em reconstruções, suplantando as limitações dos enxertos autógenos. O Beta-Tricálcio Fosfato (ChronOs® - Synthes - Rio Claro/SP) é um substituto ósseo sintético, biocompatível, osteocondutor, disponível em forma de grânulos que pode ser utilizado em levantamentos de seio maxilar. Este estudo visa comparar o processo de reparo utilizando osso autógeno e beta-tricálcio fosfato em levantamento de seio maxilar em humanos por meio de análise tomográfica, histométrica, histológica e imunoistoquímica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOOS, Fernanda Brasil Daura Jorge. Estudo comparativo do processo de reparo utilizando osso autógeno e beta-tricálcio fosfato em levantamento do assoalho do seio maxilar em humanos: análise tomográfica, histológica, histométrica e imunoistoquímica. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.