Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação de jovens e adultos no Brasil: aspectos específicos da formação do professor

Processo: 97/06234-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Aperfeiçoamento
Vigência (Início): 01 de outubro de 1997
Vigência (Término): 30 de setembro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sérgio Haddad
Beneficiário:Marcia Cristina de Oliveira
Instituição-sede: Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação de jovens e adultos   Ensino superior   Formação de professores

Resumo

O presente trabalho objetiva investigar os aspectos específicos da formação do professor que atua na educação de jovens e adultos. Adota como universo teórico os trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil, no período compreendido entre os anos de 1986 e 1996, que abordam a questão da formação do professor de jovens e adultos. Como universo empírico, limita-se a investigar, em três universidades do Estado de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) -, a oferta e estruturação de cursos voltados à formação de professores, identificando: os tipos de cursos, a estrutura curricular, e a fundamentação e as concepções teóricas das propostas pedagógicas. Pretende, a partir da sistematização e análise dos dados coletados, obter um panorama da produção de conhecimento sobre essa temática, bem como elaborar uma reflexão que contemple as questões levantadas do confronto entre a produção teórica e a realidade educacional, apontando as perspectivas que se apresentam para a área de formação de professores de jovens e adultos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)