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Aprofundamento teórico e metodológico nos estudos de gênero, masculinidades e escolarização

Processo: 12/09784-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 07 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 06 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Marilia Pinto de Carvalho
Beneficiário:Adriano Souza Senkevics
Supervisor no Exterior: Raewyn Connell
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Sydney, Austrália  
Vinculado à bolsa:11/15202-2 - Gênero, família e escola: socialização familiar e escolarização de meninas e meninos de camadas populares de São Paulo, BP.MS
Assunto(s):Relações de gênero   Sociologia educacional   Escolarização   Família

Resumo

As questões e problemáticas relativas aos homens e masculinidades, no interior dos debates feministas, têm ganhado relevância nas últimas três décadas, a partir do questionamento dos modelos de masculinidade hegemônica e a consequente compreensão das múltiplas masculinidades, arranjadas em meio às relações de poder. Tal abordagem, na qual a Professora Raewyn Connell é uma das pioneiras, trazem contribuições para se entender a relação entre as masculinidades e feminilidades nas mais diversas esferas sociais (educação, saúde, mídia etc), o que pode ser evidenciado pelo crescimento vertiginoso no número de publicações na área. Em vista disso, o projeto em questão tem como objetivo a realização de um plano de treinamento que possibilite o aprofundamento teórico e metodológico nas pesquisas sobre masculinidades, gênero e educação, por meio de leituras, discussões, coleta de dados e análises dos resultados obtidos, no contexto das pesquisas realizadas pelo grupo de estudos das instituições no exterior. Esse aprofundamento tem como fim o enriquecimento teórico e analítico para o projeto de mestrado em andamento, cujo foco é compreender a relação entre a escolarização de meninos e meninas e a construção de masculinidades e feminilidades no âmbito das práticas de socialização familiar, do ponto de vista das crianças, o qual não só compartilha referenciais teóricos e práticos com o grupo de pesquisa em questão, como está em grande parte alicerçado pelos estudos da pesquisadora com a qual se tem o interesse de realizar esse estágio. (AU)

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