Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos receptor P2X7 na transmissão sináptica mioentérica após isquemia e reperfusão do íleo de ratos

Processo: 12/06434-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Patricia Castelucci
Beneficiário:Cristina Eusébio Mendes
Supervisor no Exterior: Paulo Jorge Silva Correia Sa
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade do Porto (UP), Portugal  
Vinculado à bolsa:10/12918-4 - Estudo das células gliais entéricas imunorreativas aos receptores P2X2 e P2X7 no sistema nervoso entérico do íleo de ratos submetidos à isquemia e reperfusão intestinal, BP.MS
Assunto(s):Sistema nervoso entérico   Isquemia   Plexo mientérico   Receptores purinérgicos P2X7

Resumo

O Sistema Nervoso Entérico é composto pelos plexos mioentérico e submucoso, que controlam a motilidade, o transporte de fluidos da mucosa e o fluxo sanguíneo local. Estes plexos são formados por células gliais e neurônios. A isquemia/reperfusão intestinal (I/R-i) é um problema comum e devastador, em pacientes hospitalizados, e está associada com a alta morbidade e mortalidade em pacientes cirúrgicos e com trauma (RÜHL, 2005; PAULINO et al., 2011). Este trabalho pretende contribuir de maneira original através de ensaios funcionais, conjugados com os resultados obtidos com imunohistoquímica, para o entendimento dos efeitos da isquemia com diferentes períodos de reperfusão sobre a comunicação neuro-glial no sistema nervoso entérico mediada por receptores P2X7. Os resultados desta colaboração poderão ajudar a esclarecer o papel destes receptores na regulação da motilidade intestinal após fenômenos de isquemia/reperfusão, através da ação do ATP sobre receptor P2X7, poderá constituir um novo alvo terapêutico para o tratamento de alterações gastrintestinais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES, CRISTINA EUSEBIO; PALOMBIT, KELLY; VIEIRA, CATIA; SILVA, ISABEL; CORREIA-DE-SA, PAULO; CASTELUCCI, PATRICIA. The Effect of Ischemia and Reperfusion on Enteric Glial Cells and Contractile Activity in the Ileum. Digestive Diseases and Sciences, v. 60, n. 9, p. 2677-2689, SEP 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.