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Enquanto isso, em São Paulo...: à l´époque do Cinema Novo, um cinema paulista no "entre-lugar"

Processo: 12/05268-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Marcelo Siqueira Ridenti
Beneficiário:Caroline Gomes Leme
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/55377-3 - Formação do campo intelectual e da indústria cultural no Brasil Contemporâneo, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):13/10883-7 - Os "paulistas" do "entre-lugar": cinema em São Paulo entre o Cinema Novo e a boca do lixo, BE.EP.DR
Assunto(s):São Paulo   Cinema brasileiro   Sociologia da cultura   Sociologia do cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anos 1960-1970 | Cinema Brasileiro | Cinema Paulista | São Paulo | sociologia do cinema | Sociologia da Cultura

Resumo

A pesquisa ora proposta tem como intuito analisar sociologicamente as trajetórias e as obras de um conjunto de cineastas "paulistas" que, segundo nossa hipótese central, estiveram situados ao longo das décadas de 1960 e 1970 num "entre-lugar", tendo, de um lado, o Cinema Novo - referência forte e longeva no meio cinematográfico brasileiro mesmo depois que se encerrou como movimento - e, de outro, as condições de produção cinematográfica que se apresentavam em São Paulo, as quais passavam em larga medida pela chamada Boca do Lixo paulistana. Adota-se também como hipótese que as condições do "entre-lugar" e o fato de situarem-se na metrópole paulistana renderam a esses cineastas perspectivas diferentes daquelas de seus contemporâneos, particularmente no tocante à abordagem da questão do trabalho e da indústria cultural.Tomando como referencial teórico basilar as proposições de Raymond Williams (1977, 2000), intenta-se superar a dicotomia entre abordagens "externalistas" e "internalistas", entendendo que a produção cultural é parte de todo um processo social a ser deslindado na inter-relação entre seus elementos. Destarte, pretende-se analisar as trajetórias dos cineastas em relação umas às outras, ao meio cinematográfico e ao contexto sócio-histórico, assim como analisar as obras fílmicas produzidas por eles, examinando os significados que elas trazem em sua construção audiovisual.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEME, Caroline Gomes. Enquanto isso, em São Paulo...: à l'époque do Cinema Novo, um cinema paulista no entre-lugar. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

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