Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise histológica do efeito do fluoreto no reparo ósseo em alvéolos de camundongos com diferente densidade óssea

Processo: 12/02229-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Rodrigo Cardoso de Oliveira
Beneficiário:Paula Kennerly Herrera
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia bucomaxilofacial   Bioquímica   Densidade óssea   Osso e ossos   Reparo ósseo   Fluoretos   Morfometria   Técnicas histológicas   Teste de Tukey
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fluoreto | Reparo ósseo | tecido ósseo | Bioquímica

Resumo

Entre as várias terapêuticas propostas para o tratamento da osteoporose, a administração do fluoreto é uma alternativa que ainda apresenta controvérsia na literatura. O fluoreto se destaca por influenciar na atividade dos osteoblastos, os quais são responsáveis por mediar a síntese do osso. No entanto, o mecanismo de ação do fluoreto em células do tecido ósseo (osteoblastos, osteócitos e osteoclastos) ainda não foi bem esclarecido. Deste modo, este trabalho visa avaliar a reparação óssea alveolar de ratos sob o efeito do fluoreto administrado na água de beber. Neste trabalho serão utilizados 4 grupos com camundongos das linhagens C57BL/6J (total de 32) e C3H/HeJ (total de 32) de 60 dias de vida, os quais receberão água deionizada e água com 50 ppm de fluoreto. Serão feitos os procedimentos cirúrgicos extraindo o incisivo superior esquerdo e posteriormente os animais serão eutanasiados 7, 14, 21 e 28 dias, para coleta da maxila esquerda e processamento histotécnico padrão. Será feita análise histológica (coloração em Hematoxilina Eosina) através de microscopia óptica. Serão quantificados, por meio de morfometria, os dados de formação/reabsorção de coágulo sanguíneo e formação de tecido, tecido conjuntivo de granulação e neoformação óssea. As análises estatísticas comparativas serão feitas através do teste estatístico one-way ANOVA complementado pelo teste de Tukey, teste de Kruskal-Wallis complementado pelo teste de Dunn e serão pelo o teste "t", de acordo com sua indicação (p<0,05).(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HERRERA, PAULA KENNERLY; ZAMBOLIN, ANDRESSA PELISSARI; FERNANDES, MILENI DA SILVA; CESTARI, TANIA MARY; IANO, FLAVIA GODOY; ZAMBUZZI, WILLIAN FERNANDO; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO; DE OLIVEIRA, RODRIGO CARDOSO. Fluoride affects bone repair differently in mice models with distinct bone densities. JOURNAL OF TRACE ELEMENTS IN MEDICINE AND BIOLOGY, v. 39, p. 129-134, . (11/01425-0, 12/02229-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.