Busca avançada
Ano de início
Entree

Recuperação histórica da mortalidade associada aos cânceres da pele no estado de São Paulo, Brasil no período de 1970 a 2010

Processo: 12/02121-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:José Antonio Sanches Junior
Beneficiário:Guilherme Nader Marta
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dermatologia   Neoplasias cutâneas   Mortalidade   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer da pele | Dermatologia | mortalidade | Recuperação histórica | Dermatologia

Resumo

O câncer de pele corresponde a 25% dos tumores malignos registrados no Brasil. Estudos europeus e norte-americanos têm apontado aumento da incidência das neoplasias cutâneas. O câncer cutâneo é rotineiramente classificado em: melanoma cutâneo (MC) e câncer de pele não-melanoma (CPNM). Os MC são os principais responsáveis pela mortalidade por câncer cutâneo, devido a seu potencial invasivo, enquanto os CPNM raramente constituem a causa primária direta do óbito. No Brasil, faltam dados que possibilitem o conhecimento da magnitude das neoplasias cutâneas na saúde pública, mas a associação das características étnicas da população, do clima tropical e das atividades laborais (agricultura) permite esperar significativa incidência e mortalidade por câncer de pele, sobretudo na região centro-sul do país. O objetivo do presente estudo é conhecer a freqüência do relato de cânceres da pele como causa básica ou associada ao óbito nas declarações de óbito no Estado de São Paulo. O estudo será conduzido por meio do convênio firmado entre o Departamento de Dermatologia da FMUSP e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (FSeade). A base de dados referente à mortalidade do Estado de São Paulo, consolidada a partir das informações contidas nas declarações dos óbitos no período de 1970 a 2010, será consultada. Foram selecionados os códigos representantes das neoplasias cutâneas na CID 8, CID 9 e CID 10. Assim, estes códigos serão buscados na causa direta do óbito e dentro das causas associadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTA, GUILHERME NADER; MUNHOZ, RODRIGO RAMELLA; TEIXEIRA, MONICA LA PORTE; WALDVOGEL, BERNADETTE CUNHA; DE CAMARGO, VERIDIANA PIRES; FEHER, OLAVO; SANCHES, JOSE ANTONIO. Trends in Melanoma Mortality in Brazil: A Registry-Based Study. JCO GLOBAL ONCOLOGY, v. 6, p. 1766-1771, . (12/02121-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.