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Bioética para Ciências Biológicas: investigação sobre os princípios que constituem ou deveriam constituir a área.

Processo: 11/22856-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Maria de Andrade Caldeira
Beneficiário:Paloma Rodrigues da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de biologia   Bioética

Resumo

Embora seja um componente curricular frequente nos cursos de graduação relacionados à área da saúde, o reconhecimento da importância da bioética na formação de biólogos e futuros professores de biologia é recente. O aumento considerável de informações relacionadas à biologia, bem como as aplicações biotecnológicas destes conhecimentos aumentam significativamente a necessidade da bioética ser entendida como um componente essencial nos programas de graduação em biologia. Tal demanda já vem sendo atendida em algumas reformas curriculares para os cursos de Ciências Biológicas, como por exemplo, as discussões que vem ocorrendo na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Essas iniciativas, ainda que de grande importância, por si não resolvem a formação dos profissionais em Ciências Biológicas no que se refere à constituição ética. O passo a seguir é refletir como será feita essa formação. Desse modo, nos perguntamos: I) Que princípios formativos devem ser levados em conta para a organização de disciplinas ou eixos dedicados ao Ensino de Bioética? II) A mobilização de autores nacionais e internacionais para responderem entrevistas sobre os fundamentos da Bioética pode auxiliar na elaboração desses princípios? Buscando responder estas questões, objetivamos a) Levantar os fundamentos que podem compor a área de Bioética voltada para as necessidades de bacharéis e licenciandos Ciências Biológicas; b) Investigar os pesquisadores da área por meio de entrevistas; c) Elencar os valores éticos globais; d) Relacionar se os valores globais atendem ou não as questões nacionais; e) Elaborar princípios para serem discutidos com os profissionais de Ensino de Bioética. Para o desenvolvimento deste trabalho, adotaremos como fundamentação metodológica a Pesquisa Qualitativa Aplicada. Os dados serão levantados por meio do desenvolvimento de um questionário aberto que será enviado por correio eletrônico a pesquisadores nacionais e internacionais conceituados na área de bioética e também docentes do Ensino Superior de cursos de Ciências Biológicas. Após recebermos os questionários respondidos, organizaremos os dados em categorias de análise. Os resultados serão utilizados, juntamente com a literatura pertinente, para desenvolveremos linhas de discussões sobre bioética que podem compor uma disciplina voltada para as necessidades de bacharéis e licenciandos em Ciências Biológicas.

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