Busca avançada
Ano de início
Entree

Saúde e trabalho em mulheres adultas: estudo de base populacional no município de Campinas, São Paulo.

Processo: 12/07039-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Marilisa Berti de Azevedo Barros
Beneficiário:Caroline Senicato
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Condições de trabalho   Desigualdades em saúde   Saúde da mulher   Inquéritos de morbidade

Resumo

O tipo de inserção da mulher no mercado de trabalho e o seu papel central no núcleo familiar, na organização e cuidado da moradia e da família, incluindo a amamentação, a criação dos filhos e o cuidado de familiares idosos e doentes, diferenciam-se dependendo do segmento socioeconômico a que pertencem o que influencia distintamente no perfil de saúde e morbidade, bem como no acesso e uso de serviços de saúde. O objetivo deste projeto é analisar o perfil de morbidades, a prevalência de comportamentos relacionados à saúde e o uso de serviços de saúde de mulheres adultas segundo condições de inserção no processo produtivo. Serão utilizados dados do Inquérito de Saúde, ISACAMP 2008/2009, realizado na área urbana do município de Campinas, SP. Trata-se de um estudo transversal, de base populacional, com amostra probabilística, tomada em dois estágios: setores censitários e domicílios. Serão analisadas variáveis demográficas e socioeconômicas, de morbidades, de comportamentos e de uso de serviços de saúde. Os dados foram digitados no programa EpiInfo 6.04 e serão analisados no software Stata 11.0. Os resultados deverão contribuir para o aprimoramento de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de saúde das mulheres e às iniciativas de promoção da equidade em saúde.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAROLINE SENICATO; MARGARETH GUIMARÃES LIMA; MARILISA BERTI DE AZEVEDO BARROS. Ser trabalhadora remunerada ou dona de casa associa-se à qualidade de vida relacionada à saúde?. Cadernos de Saúde Pública, v. 32, n. 8, . (12/07039-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SENICATO, Caroline. Saúde e trabalho em mulheres adultas: estudo de base populacional no município de Campinas, São Paulo. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.